Uma cafeteria em Porto Alegre (RS), com um nome que brinca com a pronúncia das palavras e a cultura da origem dos donos, viralizou nas redes sociais nos últimos dias e viu seu faturamento dobrar em apenas um fim de semana. A Uai Why, funciona há pouco mais de um mês, e chamou a atenção de todo o Brasil.
A foto da cafeteria com o nome criativo que mistura o "Uai", tradicional dos mineiros, com o Why (por que), em inglês, gerou um engajamento inesperado. Em poucos dias, o post alcançou mais de 2,5 milhões de visualizações, trazendo novos seguidores e clientes curiosos para conhecer o estabelecimento.
O sucesso repentino pegou os proprietários, o mineiro Clau Ferreira da Silva Junior e a norte-americana Kylie Elizabeth Ferreira, de surpresa.
“Foi orgânico, nos pegou de surpresa. Eu não entendi [por que viralizou], acho que foi a brincadeira do nome”, conta em entrevista à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
O casal se conheceu durante a pandemia em um aplicativo de namoro e decidiu juntar o melhor da culinária brasileira e americana no negócio. Em poucos dias, graças ao viral, as filas se formaram na porta do estabelecimento e os produtos se esgotaram. Segundo o dono, o faturamento dobrou em comparação com a média.
O cardápio
O cardápio do Uai Why é uma mistura das origens dos proprietários. O pão de queijo mineiro, feito com uma receita tradicional, é o carro-chefe da casa. De doce, há tortas de maçã, cookies e bolo de banana, que remetem à infância de Kylie nos Estados Unidos. Os cafés gelados, mais comuns nos Estados Unidos, também estão no menu.
A ideia do novo negócio surgiu no ano passado quando o casal estava nos Estados Unidos. “Apresentei a ideia, crua, de ser focado em coisas de Minas Gerais, trazer o pão de queijo que não vemos em Porto Alegre da forma que é feito lá, o café, e ela topou de cara, colocou todo o gás”, contou à publicação.
Graças ao sucesso inesperado, Clau e Kylie já estão trabalhando para atender melhor a demanda. Novos funcionários foram contratados, o estoque foi reabastecido e a produção foi otimizada. O casal sonha em expandir o negócio e levar o sabor do Uai Why para mais pessoas em outros estados.