Nos últimos anos, as bebidas vegetais tornaram-se uma alternativa ao leite convencional. Essas bebidas deixaram de ser recurso apenas de quem evita produtos de origem animal ou da lactose presente no leite de vaca e se tornaram mais uma opção para muitos. A questão é saber até que ponto estas alternativas são nutricionalmente comparáveis ao leite.
Leia também: Leite melhora a imunidade? Conheça benefícios que vão além do cálcio
Novo estudo
Um novo estudo analisou as propriedades nutricionais de algumas alternativas ao leite. A equipe responsável pelo estudo observou que algumas reações químicas no processo dessas bebidas reduziram o aporte nutricional do produto final.
Que este tipo de alternativas sejam menos nutritivas que o leite não é uma grande surpresa, basta comparar os valores nutricionais de ambos os alimentos. Mas esse último estudo nos mostra a razão desta diferença e indica que a sua magnitude pode até ser maior do que pensávamos.
A chave está na reação de Maillard. Esta é uma reação química que geralmente ocorre ao aquecer alguns alimentos e costumamos associá-la à cor, pois é a reação que ocorre, por exemplo, ao torrar pão. As alterações na composição química dos alimentos associadas a esta reação também afetam os sabores e a contribuição nutricional do produto.
Processos diferentes
...
Veja também
10 alimentos que você deveria comer todos os dias (feijão é um deles!)
5 benefícios incríveis da amamentação que talvez você não conheça
Canjica aumenta a produção de leite materno? Tire 11 dúvidas sobre alimentação e amamentação
Amamentação em tandem é segura? Conheça os benefícios da prática e como introduzir
Amamentação cruzada: entenda o que é e os possíveis problemas da prática