É difícil prever o que 2023 nos reserva, mas quando se trata de comida, alguns sites já se antecipam e apontam quais serão as maiores tendências para esse novo ano que se inicia. Esse foi o caso da SmartBrief, que destacou 5 tendências gastronômicas que devem bombar em 2023. Confira:
Comidas e bebidas fermentadas
As comidas e bebidas fermentadas devem chegar com toda força em 2023 de uma forma diferente do que estamos acostumados. Agora, ganham destaque produções artesanais. Nomes de métodos de preservação devem começar a entrar nos cardápios, como a lactofermentação, agora que os clientes estão se familiarizando com esses processos. Nas coquetelarias, os drinks tendem a se tornarem mais azedinhos e com ingredientes fermentados, como missô, saquê e kombucha.
Bebidas com pouco álcool (ou até mesmo zero álcool)
Espera-se que cada vez mais lojas e restaurantes começem a oferecer mais opções de drinks com pouco álcool ou sem álcool. Isso se deve, principalmente, pelo hábito do consumidor que vem mudando, cada vez mais pessoas buscam por um estilo de vida mais saudável, sem a ingestão de tanta bebida alcóolica.
Além disso, como dissemos mais acima, bebidas fermentadas como kefir e kombucha, também devem fazer sucesso, especialmente por esse grupo que escolheu entre um estilo de vida mais saudável.
Sabores do passado
Não é só na moda que tendências antigas voltam com tudo, na gastronomia acontece a mesma coisa. No seu relatório de tendências de 2023, a marca de bebidas Barcardi constatou que 58% dos bartenders estão interessados em coquetéis clássicos com um toque especial. Drinks com sabores de infância também podem voltar com tudo!
As sobremesas também ganham um toque nostálgico com doces do tempo dos avós, como compotas, doces de fruta, tortas, entre outros.
Experiências presenciais
Após um longo período de pandemia, a moda não poderia ser outra. As experiências presenciais, que já estavam bombando, prometem vir ainda mais fortes em 2023.
Para chamar atenção dos clientes, os restaurantes precisarão oferecer comidas deliciosas, instagramáveis e experiências memoráveis. Os consumidores estão atrás de momentos únicos e diferenciados, então, restaurantes temáticos, música ao vivo e eventos gastronômicos devem agitar a cena nesse novo ano.
TikTokers de comida
Em 2022 presenciamos o boom dos tiktokers de gastronomia, na plataforma o que não falta é influenciador dando dica de lugares novos e interessantes para comer. Esse fenômeno deve crescer ainda mais em 2023. No mundo, o TikTok possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, só nos Estados Unidos são mais de 65 milhões de usuários ativos mensais, e 36% deles visitaram ou pediram comida em algum lugar após ver indicações dos tiktokers.
Então, se você quiser ficar por dentro dos restaurantes que vão bombar em 2023, baixe o TikTok e fique atento aos influenciadores desse nicho.