Os brasileiros são conhecidos por sua paixão pela gastronomia, mas há uma disputa que vai além do sabor: a eterna controvérsia entre os que dizem "biscoito" e os que preferem "bolacha". Embora ambos os termos se refiram ao mesmo produto, a escolha entre um ou outro revela as nuances regionais de nosso país diversificado.
A verdade é que não há uma diferença real entre biscoito e bolacha, cada região do Brasil adota seu termo preferido - e tá tudo bem! Mas, mesmo assim, a discussão é frequentemente relembrada nas redes sociais e demonstra como os brasileiros têm uma ligação forte com suas raízes e tradições culinárias.
A treta começou mesmo com uma disputa entre paulistas e cariocas, mas, surpreendentemente, a divergência se estende por todo o país. Um levantamento realizado pelo jornal O Sul mostrou quais estados falam biscoito e quais falam bolacha. Confira agora em qual lado da disputa cada uma das regiões está:
Estados que dizem "Biscoito":
Alagoas
Bahia
Ceará
Espírito Santo
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Estados que dizem "Bolacha":
Amazonas
Goiás
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Paraná
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins
Estados que usam ambos os termos:
Acre
Amapá
Distrito Federal
Maranhão
Minas Gerais
Paraíba
Rondônia
Roraima
Como aponta o site Mega Curioso, de acordo com esse levantamento, nove estados têm uma predileção pelo "biscoito", outros nove optam pela "bolacha", enquanto o restante do país é equitativo, utilizando ambos os termos. Um empate delicioso que perpetua o debate.
Curiosidades sobre biscoito e/ou bolacha:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera ambos os termos corretos. Para a Anvisa, "biscoito" ou "bolacha" são produtos obtidos pelo amassamento e cozimento de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias.
Ambos os termos têm raízes na mesma língua-mãe: o latim. "Biscoito" vem de "bis" mais "coctum", significando "cozido duas vezes", enquanto "bolacha" vem de "bulla" mais "acha", referindo-se a um objeto esférico pequeno.
Essa discussão linguística não apenas reflete a riqueza da diversidade cultural brasileira, mas também dá uma motivo para a gente discutir de forma saudável com pessoas de outras regiões do nosso gigante país. Biscoito ou bolacha, a escolha é sua!