Churrasco no final de semana é praticamente uma tradição brasileira. Então nada melhor do que assar uma carne e ter uma mesa farta com arroz, queijo coalho, maionese, pão de alho, farofa e o delicioso vinagrete. Esse último acompanhamento em especial, além de ser uma ótima companhia também para o pastel de feira, é motivo de diversas discussões na internet, mas você sabe o motivo?
Feito à base de tomate, cebola, pimentão, vinagre e sal, o vinagrete dos paulistas pode ser, na verdade, o molho à campanha dos cariocas. Isso porque a receita do Rio de Janeiro é um pouco mais incrementada.
Com isso vem um questionamento: afinal, seria o molho à campanha o nome gourmet do nosso querido vinagrete? Ou o vinagrete deu origem ao molho à campanha? Mas, calma lá! O Guia da Cozinha vai explicar tudinho para você não se confundir!
A palavra vinagrete vem do francês vinaigrette, que nada mais é que uma emulsão composta por um ácido que pode ser vinagre ou suco de limão, azeite, sal e pimenta. Também é possível acrescentar a mostarda em algumas variações.
Para essa emulsão, utiliza-se 3 partes de azeite para 1 de vinagre. O vinagrete acompanha bem saladas frias e carnes. Mas a verdade é que nessa emulsão não vai nenhum ingrediente a não ser líquidos.
Vinagrete
Ingredientes:
- 150 ml de azeite
- 50 ml de vinagre ou suco de limão
- sal a gosto
- pimenta do reino
Modo de fazer:
- Em um recipiente, misturar bem todos os ingredientes com um batedor de arame.
- Servir em seguida.
Já o molho à campanha é brasileiro e leva pimentão, tomate, cebola, azeite, vinagre e salsinha. Existem as mais variadas adaptações do molho à campanha, levando algumas frutas ácidas e outros ingredientes como milho, por exemplo. Fora da país, esse molho é conhecido como brazilian sauce, famoso por acompanhar as carnes do churrasco. Não existe uma versão concreta sobre o porquê de seu nome.
Molho à campanha
Ingredientes:
- 2 cebolas médias picadas
- 5 tomates picados
- 1 pimentão verde picado
- 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara (chá) de azeite
- 1/2 xícara (chá) de vinagre
- 1/2 xícara (chá) de água
Modo de preparo:
- Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por 30 minutos antes de servir.
Então, sim, meus amigos, o que os paulistanos chamam de vinagrete é, na verdade, o molho à campanha dos cariocas. Mas, vamos aos fatos: o importante mesmo é saborear essa delícia com um bom pastel ou uma carne com farofa, certo?