O clássico cafezinho já é uma parte crucial do cotidiano brasileiro! Seja de manhã, para dar aquele boost e começar bem o dia, ou até mesmo a tarde, quando bate a famosa preguicinha pós-almoço, o café sempre cai como uma luva. Sabendo disso, o Guia da Cozinha já trouxe 3 receitas diferentes de café e até mesmo receitas que funcionam super bem para acompanhá-lo! Mas, afinal, você sabe como fazer o café perfeito?
Sim, o passo a passo do café tradicional é bem fácil, mas ao seguir algumas dicas e truques, é possível garantir um café de maior qualidade e, assim, uma apreciação melhor de seus sabores! Confira, a seguir, algumas perguntas e respostas que irão te garantir o café perfeito:
Como escolher o café perfeito?
O primeiro passo para o café perfeito é saber escolher exatamente aquele que condiz com as suas preferências! Para isso, basta olhar o selo e saber o que as especificações significam. Assim, a melhor forma de escolher um café é pela sua pontuação, que é o maior indicativo de qualidade do café. Por exemplo, os cafés especiais tem uma pontuação de 80 pontos ou mais em seus selos.
Além disso, é possível escolher pelo sabor! As denominações "extra-forte", "forte", "intenso" ou "suave" dizem respeito ao grau de amargues do café, que, em outras palavras, indicam o ponto da torra. Ou seja, quanto mais escura a torra de um grão, mais amarga torna-se a bebida e com menos propriedades benéficas.
É melhor escolher o café em grão ou pó?
Prefira comprar o café em grão! Ao ser moído na hora, o café preserva o máximo de seus aspectos sensoriais e nutricionais. Por outro lado, é preciso ter em mente que, ao escolher o café em grão, é necessário ter as ferramentas necessárias para moer e, também, um tempo maior a dedicar para esta atividade.
A partir do momento que é moído, o café já começa a perder alguns ativos sensoriais e nutricionais. Assim, com o grão de café (café verde) íntegro até o momento do consumo garantimos uma lista de benefícios nutricionais, que seria menos aproveitada com a compra em pó. Entre eles, uma grande variedade de minerais, como potássio, magnésio, cálcio, ferro e zinco; também possui ácido clorofórmio, que possui ação antioxidante, e cafeína, que evita o sono e melhora o fluxo sanguíneo.
O filtro faz diferença?
Sim, os mínimos detalhes fazem toda a diferença para o café perfeito! O filtro retém os óleos essenciais do café, diminuindo suas propriedades funcionais. Então, preparar seu café na prensa ou na máquina de expresso é uma opção bem mais saudável, pois mantém esses óleos.
Dicas para o café perfeito
- Durante o preparo, o ideal é - ao contrário do senso comum - não deixar a água ferver. Na verdade, a temperatura ideal ser de 92 °C, que pode ser verificada quando começam a surgir aquelas borbulhas no fundo do recipiente.
- Não é preciso deixar o café "descansar" após o preparo. O ideal é consumir logo em seguida ou, ao ser colocado na garrafa, que seja consumido dentro de 30min.
- Recomenda-se o consumo sem adoçar e, se necessário, dê preferência ao uso de canela para adicionar ainda mais propriedades benéficas à saúde!
Colaboração: Sabrina Theil, nutricionista clínica; e Samuel Araujo