Ir ao mercado pode ser desafiador para quem gosta de saber exatamente o que está consumindo. Os rótulos dos produtos apresentam diversos ingredientes que não conhecemos, ou, se conhecemos, não sabemos para o que serve, como por exemplo alguns tipos de vitamina. Por isso, contamos com a ajuda do nutricionista Gustavo Andretta para montar esse guia com alguns dos ingredientes que mais aparecem em produtos do dia-a-dia.
Os alimentos escolhidos foram o leite, o molho de tomate, o requeijão e a manteiga, que são muito consumidos pelos brasileiros.
Confira a lista de ingredientes encontrados nesses alimentos:
Zinco
Ele auxilia na absorção dos nutrientes, fortalece o sistema imunológico, ajuda na cicatrização de lesões e previne doenças como câncer e diabetes. A falta de zinco pode causar diversos problemas para o corpo humano, como problemas psicológicos e queda de cabelo.
Vitamina C
A Vitamina C já é conhecida por ajudar na imunidade, por isso, é fundamental tê-la em sua alimentação. Além disso, também tem ação antioxidante, que evita envelhecimento precoce das células do corpo, inclusive no rosto, ajudando a melhorar as linhas de expressão.
Vitamina E
A principal função dessa vitamina é a antioxidação, que ajuda na proteção do organismo contra o efeito dos radicais livres, e a ação anti-inflamatória, que impede o envelhecimento precoce das células do nosso corpo. Ela pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, inclusive melhorando sua pele e cabelo.
Vitamina A
Esta vitamina também tem ação oxidante, por isso, ajuda no combate ao envelhecimento das células. Ajuda na proteção e manutenção da visão, evita a degeneração muscular e atua no sistema imunológico.
Vitamina D
A vitamina D é fundamental para a regulação da concentração de fósforo e cálcio no nosso organismo, ajuda a fortalecer os dentes e os ossos, além de auxiliar no sistema imunológico. Também auxilia na prevenção de doenças como diabetes e pressão alta.
Sorbato de potássio
É um conservante utilizado em alguns alimentos, que se consumido de forma regulada não faz mal para o organismo. Porém, seu uso prolongado, principalmente em grandes doses, pode causar reações alérgicas e atrapalhar a absorção de vitaminas pelo corpo.
Sucralose
É um adoçante artificial feito do açúcar natural presente nas frutas e vegetais. É muito utilizado na indústria para adoçar diversos tipos de produtos. Consumido em quantidades controladas, não faz mal, porém, pode promover ganho de peso e alterar a quantidade e os tipos de bactérias no intestino. Deve ser consumido com cautela.
Cloreto de Sódio
O Cloreto de Sódio é popularmente conhecido como sal de cozinha. Consumido de forma equilibrada ele ajuda a controlar as substâncias que entram e saem das células, porém, se consumido de forma excessiva pode causar mau funcionamento dos rins, doenças autoimunes, entre outros problemas de saúde.
Lactose
A ingestão de lactose ajuda a regular o intestino e aumentar sua resistência, proporciona uma melhor absorção de nutrientes como cálcio e magnésio, além de estimular nosso intestino a produzir bactérias benéficas. Algumas pessoas, porém, possuem deficiência para realizar a quebra da lactose, o que pode causar alguns efeitos no corpo, como má digestão e inchaço.
Sódio
É um mineral fundamental para o corpo humano, pois tem a função de equilibrar e distribuir a água no corpo. Possui diversos benefícios, como regular a pressão arterial e promover a absorção de nutrientes. Apesar de ser essencial para o organismo, se for consumido em excesso pode causar doenças como infarto, pressão alta e AVC.
Concentrado protéico de leite
O concentrado proteico do leite é feito por meio de filtragem, ou seja, é extraída toda a caseína e as proteínas do soro do leite para fazer o produto final. É conhecida por ajudar a proteger o organismo contra micróbios.
Ferro
O principal benefício do ferro é combater a anemia. Além disso, ele também possui outros pontos positivos como: dá mais energia para o nosso organismo, auxilia nas funções do cérebro, fortalece cabelos e unhas e reduz o risco de doenças.