Com quantos anos você descobriu que o doce Romeu e Julieta (goiabada com queijo) só tem esse nome por causa da Mônica e do Cebolinha? Provavelmente hoje, né? Apesar de não ser inédita, a história que já rola há anos nos bastidores da Mauricio de Sousa Produções ainda é pouco conhecida do grande público.
Uma das parcerias mais bem-sucedidas do cartunista é com a marca Cica. O extrato de tomate Elefante, inclusive, foi o primeiro produto licenciado com um dos personagens de Mauricio de Sousa, o Jotalhão. Fez tanto sucesso que hoje em dia é comercializado até no Japão.
Mas voltando à mistura de queijo com goiabada, até a década de 60 ela não era conhecida como Romeu e Julieta. A sobremesa, apreciadíssima por brasileiros, só ganhou esse apelido depois que Cebolinha e Mônica protagonizaram a campanha da Cica "fantasiados" como os personagens clássicos de William Shakespeare.
Quem conta essa história é Mônica Sousa, filha de Maurício de Sousa, em um podcast comemorativo aos 60 anos da personagem que nasceu inspirada nela, o MoniCast, disponível no canal do YouTube da MSP (Mauricio de Sousa Produções):
"A Turma da Mônica batizou o doce Romeu e Julieta, a famosa goiabada com queijo, em virtude de uma campanha feita com Mônica e Cebolinha vestidos de Romeu e Julieta. Ficou muito forte essa imagem, os comerciais da Cica eram muito populares."
E os vestígios dessa história de seis décadas ainda estão por aí. Em um site de leilões na internet é possível encontrar o cartaz que deu início a essa história. "Romeu e Julieta... só com a gostosa goiabada Cica", diz a peça publicitária ilustrada com os personagens de Mauricio de Sousa.
Agora, toda vez que você for saborear uma goiabada com queijo, provavelmente vai se lembrar da Turma da Mônica.