Você está preparado para notícias avassaladoras? Tudo bem, estamos exagerando. Mas, para muita gente, a informação de que o morango não é uma fruta é uma novidade e tanto. Ele e algumas outras "frutas" (como o caju) na verdade, se encaixam em outras categorias.
É verdade que essa distinção vai além do que costumamos aprender na escola. Ela envolve, na verdade, uma classificação mais detalhada entre frutos verdadeiros, infrutescências e pseudofrutos. Curioso? Vamos desvendar o que isso significa.
Morango: infrutescência "disfarçada"
Apesar de ser frequentemente chamado de fruta, o morango é, na verdade, uma infrutescência. Mas o que isso quer dizer? Segundo a nutricionista Thays Pomini, o morango não se desenvolve exclusivamente a partir do ovário da flor, como os frutos verdadeiros.
O que chamamos de morango é, na verdade, o receptáculo floral (uma parte da flor), que se expande após a fecundação. Os pequenos "pontos" ou "sementes" que vemos na superfície do morango são, de fato, os verdadeiros frutos, cada um contendo uma única semente.
"O morango é uma estrutura formada pelo desenvolvimento de uma inflorescência inteira, chamada infrutescência, após a fecundação", completa Thays. Ou seja, o que estamos comendo é muito mais complexo do que uma "simples fruta", mas sim parte da planta.
Leia mais: 6 melhores frutas para consumir no pré e pós-treino
Caju: "pseudofruto tropical"
...
Veja também
Se você quer perder a pochete de vez, seu café da manhã deve incluir esses 7 alimentos
Como fazer a barriga definir mais rápido? Veja 5 dicas de especialista!
Comer uma maçã por dia pode realmente melhorar nossa saúde?
"Não quero comer só ovo no café da manhã": 4 opções magras e saudáveis para começar o dia
A fruta que pessoas com diabetes podem comer e ainda é boa para controlar a glicemia