Xuxa ensina a fazer 'batalhoada', versão vegana da bacalhoada; aprenda!

Apresentadora preparou a receita no programa 'É de Casa', da Globo

21 ago 2023 - 14h40
(atualizado às 17h30)
Xuxa prepara 'batalhoada' no 'É de Casa' da Globo
Xuxa prepara 'batalhoada' no 'É de Casa' da Globo
Foto: Reprodução/Globo

Xuxa comandou a cozinha do "É de Casa", da Globo, no último sábado (19) e ensinou a fazer uma "batalhoada", versão vegana da bacalhoada. A apresentadora agradeceu pela oportunidade de falar sobre o veganismo em rede nacional e explicou como iniciou esse processo há cerca de cinco anos.

"Na realidade não como carne desde os meus 13 anos de idade, aos 14 parei de comer ovo, aos 26 eu parei de comer frango e parei de comer todos os derivados de animal tem mais ou menos cinco anos", contou a loira, que está com 60 anos.

Publicidade

A eterna rainha dos baixinhos sonha que todos virem veganos um dia. "Cada um no seu motivo. Você que gostaria de ter uma vida mais saudável, gostaria de ter uma energia boa, não a energia da morte no seu prato, você que diz que é apaixonada por bichos e fala, 'tá bom sou apaixonado por gato e cachorro, mas como porquinho, vaca. Cada um na sua e a gente que é vegano fica tão feliz", completou.

Do sanduíche aos pratos temperados

Xuxa brinda com integrantes do 'É de Casa' durante almoço com 'batalhoada'
Foto: Reprodução/Globo

Xuxa levou sua chef de cozinha pessoal, Mari Puttini, para ajudá-la no preparo da batalhoada, que leva em seus ingredientes, além de batata: cebola roxa, pimentão, azeitona, tomate, temperos, azeite, alga, dentre outros.

Ela explicou que saiu da salada e sanduíche tem pouco tempo e atualmente cozinha e aprendeu alguns detalhes com sua chef. "Ela põe muito temperinho, muito cheirinho e eu não fazia nada disso, meu negócio era meio 'pão pão, queijo queijo vegano'. Ela começou a me mostrar esses sabores, esses aromas. Geralmente a as pessoas falam: 'nossa, mas é vegano? Não sabia que era gostoso assim' ou então: 'é bom para ser vegano'. Nossa, fico tão chateada com isso", disse.

A diferença, segundo a chef de cozinha, está no tempero, nas cores e texturas dos alimentos. "Tudo a gente consegue fazer com muito sabor, porque daí a gente consegue fazer com muitas opções para além da carne", explicou.

Publicidade

"A gente acha que a comida vem pra gente naquele pacotinho, daquele jeito, tudo prontinho. Quando comecei a descobrir o que tinha por trás eu me senti muito mal porque sempre usei muito couro, hoje só uso couro vegano, que é o couro fake, tento colocar tudo sem o sofrimento, sem a exploração dos bichos", falou a apresentadora.

6 celebridades que têm restaurantes e você não sabia 6 celebridades que têm restaurantes e você não sabia

Vegano é para rico?

Enquanto almoçava o seu prato com os apresentadores do programa, Xuxa contou que ouve com frequência que ela é vegana porque é rica.

"Feijão, arroz e batata-frita é um prato vegano. É só você tirar o mais caro, que é a carne. Ao contrário, você ser vegano, iria não só ajudar a natureza, os animais, mas também não gastar muito", disse.

Deu vontade de provar? Confira a receita completa abaixo!

Batalhoada: bacalhoada vegana da Xuxa

Ingredientes:

Publicidade

300 gramas de batata calabresa

500 gramas de palmito pupunha fresco

300 gramas de tomate-cereja

200 gramas de cebola-roxa

300 gramas de minipimentão colorido

1 maço de cheiro-verde

1 alga nori

15 gramas de azeitona portuguesa

Publicidade

1 fio de azeite extravirgem

Pimenta-do-reino moída no moedor a gosto

8 folhas de louro

Água para cozinhar a batata

Sal a gosto

Modo de Preparo

1 - Corte 300 gramas de batata calabresa ao meio e cozinhe em água salgada até ficar al dente.

2 - Cortar 500 gramas de palmito pupunha fresco ao meio, no sentido do comprimento. Depois, desfie as partes mais durinhas e corte bem fininho.

Publicidade

3 - Corte 300 gramas de tomate-cereja ao meio. Em seguida, corte 200 gramas de cebola-roxa em rodelas de 1 centímetro. Corte 300 gramas de minipimentão colorido em rodelas de 1 e meio centímetro.

4 - Picar bem 1 maço de cheiro-verde.

5 - Corte 1 alga nori em pedacinhos bem pequenos.

6 - Em um refratário, coloque um fio de azeite no fundo e vá fazendo camadas com os legumes até encher.

7 -Tempere cada camada com pitadas de sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto e alga nori.

8 - Depois, coloque as batatas cozidas, jogue um punhado de alga nori em cima delas e salpique um pouco de pimenta-do-reino a gosto.

9 - Acrescente as rodelas de pimentão e palmito desfiado.

Publicidade

10 - Salpique um pouco mais de alga nori, pitadas de sal, cebola, tomatinhos, azeitona, 4 folhas de louro, 1 punhado de cheiro-verde e pimenta-do-reino, mais uma pitada de sal, mais um fio de azeite e mais um pouquinho de alga nori, repita o processo até cobrir todo refratário.

11 - Asse em 220 graus Célsius por mais ou menos 30 minutos ou até dourar e amaciar os pimentões e cebolas.

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações