Hoje, 23 de setembro, é o Dia do Sorvete. Data criada pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes). E que coincide com as temperaturas elevadas no país, fato que só aumenta o consumo. Além disso, o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak vai orientar esse consumo para atletas em entrevista exclusiva para o Sport Life.
A opção saudável para os atletas no Dia do Sorvete
"Atletas amadores ou profissionais podem ocasionalmente desfrutar de sorvete como parte de uma dieta equilibrada. No entanto, importante considerar alguns fatos, como o tamanho da porção, que precisa de controle para evitar a ingestão excessiva de calorias, açúcar e gordura", pondera Dereck.
Assim, essa explicação denota que o preferível é escolher por sorvetes com baixo teor de gordura e açúcar, ou seja, as opções à base de frutas soam como escolhas saudáveis.
"Lembre-se que o consumo de sorvete não deve substituir alimentos nutritivos e essenciais para o desempenho esportivo, como proteínas, carboidratos complexos e vegetais", reforça Oak.
Além da sua composição com açúcar e gordura e, também, do desconforto gastrointestinal relacionado ao frio e composição, o açúcar e o sódio disponíveis no sorvete impactam para a desidratação, o que simplesmente prejudica o ritmo no momento do exercício.
"Em vez disso, torna-se mais apropriado escolher refeições equilibradas antes e depois do exercício, que são ricas em carboidratos para fornecer energia e proteínas para ajudar na recuperação muscular, o que reserva o sorvete para ocasiões fora do contexto do treinamento físico", detalha o profissional.
Como saborear um sorvete sem prejudicar a dieta?
"Opte por uma porção pequena ou tamanho infantil em vez de uma grande. Evite adicionar caldas, chocolates ou coberturas açucaradas, pois aumentam significativamente as calorias. Se você sabe que vai desfrutar, ajuste suas refeições diárias para acomodar esse consumo e equilibrar as calorias ao longo do dia", indica o nutricionista.
Gelato ou sorvete: qual é mais saudável?
O gelato é vantajoso por comportar menos gorduras, que corresponde de 3 a 8% em comparação aos 14 a 25% encontrados no sorvete, fato que não impede um alerta sobre os seus componentes.
"No entanto, a saudabilidade de qualquer sorvete ou gelato depende dos ingredientes utilizados, o que inclui a quantidade de açúcar e aditivos. Portanto, é sempre importante verificar os rótulos nutricionais e optar por opções mais naturais e saudáveis", destaca.
Picolé pode substituir o sorvete?
"Picolé, geralmente, aparece como uma opção mais saudável. Primeiro que os picolés tendem a conter menos gordura do que o sorvete tradicional. Isso ocorre porque o sorvete tem creme de leite, e os picolés apresentam água ou sucos na composição. Os picolés também costumam ter menos açúcar do que os sorvetes, especialmente se forem feitos com frutas naturais ou adoçantes naturais. Devido à menor quantidade de gordura e açúcar, os picolés geralmente têm menos calorias por porção em comparação com o sorvete. Já os picolés são uma opção livre de lactose, o que os torna adequados para pessoas com intolerância à lactose. Por último, os picolés podem ser feitos com ingredientes naturais, como frutas puras e tornando-os uma escolha mais próxima de alimentos integrais", encerra o nutricionista Dereck Oak.