Dormir bem traz vários benefícios para a saúde, como o fortalecimento da imunidade e a diminuição do estresse. E sim, além disso tudo, um sono adequado pode ajudar no emagrecimento! Isso porque ele vai potencializar os efeitos de uma rotina saudável, com um equilíbrio nos alimentos e bastante exercício físico.
Segundo um estudo publicado pelo periódico científico Journal of Pineal Research, a deficiência de melatonina (hormônio produzido pelo corpo para regular o sono) pode diminuir o metabolismo, gerar resistência à insulina e aumentar o apetite. Ou seja, dormir bem ainda impede que essas coisas aconteçam e gerem um aumento de peso.
Claro que não é só essa medida sozinha que vai ser eficaz para emagrecer, mas não dormir bem pode sim dar aquela sabotada no processo. Assim, alcançar boas noites de sono deve ser um objetivo, tanto para que quer perder peso quanto para quem apenas quer manter uma boa saúde.
E você sabia que certos alimentos podem ajudar a ter noites de sono mais tranquilas e, consequentemente, ter todos esses benefícios? Pois é! A seguir, a nutricionista Aline Huguenin, do Grupo Prontobaby, lista alguns deles:
Alimentos para dormir bem
Leite e derivados: fontes de triptofano, cálcio e magnésio, propiciam a produção dos chamados "hormônios do sono" - serotonina e melatonina.
Cereja, banana e kiwi: também favorecem a síntese de melatonina, além de possuírem vitaminas e minerais.
Grão de bico: fonte de triptofano e vitaminas, que atuam na produção de hormônios neurotransmissores relacionados ao bem-estar e melhor qualidade do sono.
Camomila: tem efeito relaxante, antioxidante e anti-inflamatório, sendo um bom indutor do sono. Ajuda também a reduzir o estresse e a ansiedade.
Mel: tem propriedade antioxidante, além de facilitar a produção de serotonina.
Outras dicas para um bom sono
Além da alimentação, existem outras medidas que podem ajudar a dormir bem. Evitar a ingestão de líquidos antes de dormir e manter o quarto um local bem confortável, por exemplo, são boas dicas nesse sentido.
Porém, talvez o mais importante e que poucas pessoas fazem é evitar as telas por um tempinho antes de ir para a cama. Assim, o corpo vai entender que é hora de descansar.
Fonte: SportLife