É possível salvar um relacionamento rompido?

Consertar uma relação pode levar tempo e precisar de apoio profissional

21 set 2024 - 10h05
Comunicação honesta, empatia e escuta ativa são algumas maneiras de se reconstruir um relacionamento danificado
Comunicação honesta, empatia e escuta ativa são algumas maneiras de se reconstruir um relacionamento danificado
Foto: iStock / Jairo Bouer

Se você está em um relacionamento em que seu parceiro ou você quebrou a confiança um do outro, pode parecer que a relação está danificada ou irreparável. A confiança pode ser reconstruída, mas requer comunicação honesta, reconhecimento e disposição para trabalhar em todas as partes envolvidas.

Também depende do motivo deste relacionamento estar rompido. Se for devido a abuso ou violência doméstica, não é saudável permanecer nessas situações. Se seu relacionamento pode ser reparado, há medidas que você pode tomar para reconstruir a confiança e a conexão com seu parceiro.

Publicidade

Como consertar um relacionamento em dificuldades

Consertar um relacionamento rompido pode levar tempo. Com paciência e compreensão, confiança e segurança podem ser desenvolvidas à medida que você continua a crescer com seu parceiro. Se você está passando por um momento desafiador em seu relacionamento, não está sozinho. Considere as dicas a seguir para construir uma relação segura e saudável com seu parceiro, mesmo em situações difíceis.

Consulte um terapeuta de casais

Consultar um terapeuta de relacionamento ou de casais pode ajudar você e seu parceiro a processar as emoções associadas à confiança quebrada. Um profissional de saúde mental também pode ajudá-lo a melhorar sua comunicação e aprender como reparar a confiança quebrada. De acordo com uma revisão de 2020, a terapia focada na emoção e a terapia cognitivo-comportamental são eficazes para ajudar casais a lidar com dificuldades de relacionamento. Seu terapeuta pode apoiá-lo a lidar com emoções negativas e desenvolver segurança emocional em seu relacionamento.

A terapia de casal também pode ajudá-lo a obter uma compreensão mais profunda dos estilos de apego e como eles influenciam a confiança em um relacionamento. Se você está pensando em terapia de casal, você pode encontrar terapia de casal ou entrar em contato com um profissional de saúde mental.

Tenha empatia com seu parceiro

Levará tempo para processar transgressões e recuperar a confiança. Ter empatia e reconhecer como seu parceiro se sente ao processar emoções relacionadas à perda de confiança que está vivenciando pode ajudá-lo a se sentir ouvido e compreendido. De acordo com um grande estudo de 2023, a empatia está fortemente associada ao fornecimento de suporte social, o que é valioso para manter e reparar relacionamentos. Apoiar seu parceiro também pode aumentar a satisfação no relacionamento, a confiança e o bem-estar relacional.

Publicidade

Reconheça seus erros e peça desculpas

Reconhecer que você cometeu um erro em vez de negar que aconteceu pode levar a uma possível reparação. Pedir desculpas por seus erros também pode ajudá-lo a reconstruir a confiança com seu parceiro. Pesquisas indicam que aqueles que recebem desculpas são mais propensos a confiar na pessoa novamente no futuro em comparação com aqueles que não receberam um pedido de desculpas. Se você está tentando reconstruir a confiança com alguém, pedir desculpas é um bom primeiro passo.

Pratique a escuta ativa

A escuta ativa pode ajudar você e seu parceiro a superar os desafios da quebra de confiança. Quando você escuta para entender em vez de responder, mostra ao seu parceiro que se importa com os sentimentos dele. Se foi você quem quebrou a confiança entre, a escuta ativa pode ajudar você a validar os sentimentos e se colocar no lugar dele. Você está tentando entender o ponto de vista dele em vez de se defender ao praticar a escuta ativa.

Algumas maneiras de praticar a escuta ativa incluem:

-eliminar distrações.

-fornecer atenção focada ao orador.

-fazer perguntas esclarecedoras.

Publicidade

-repetir o que você ouve o orador dizer com suas próprias palavras.

Aprender habilidades de escuta ativa pode levar tempo, mas você pode se tornar um comunicador melhor depois que aprender.

Conecte-se com seu parceiro

Se você está em um relacionamento que precisa de reparo, reconectar-se com seu parceiro pode ser uma ótima maneira de fortalecê-lo. Passar um tempo intencional focado em seu parceiro pode ajudar você a valorizar seu tempo juntos. Se a confiança foi quebrada, reconectar-se pode parecer difícil no começo. Você pode se reconectar tendo um encontro noturno regular ou reservando um tempo semanal para fazer um check-in do relacionamento. Os check-ins de relacionamento podem ajudar você e seu parceiro a identificar o que está incomodando vocês e se comunicar sobre isso.

Sinais de um relacionamento rompido

Em algumas situações, relacionamentos rompidos não podem ser reparados ou podem dar muito trabalho. Alguns sinais de um relacionamento potencialmente rompido incluem  infidelidade, mentiras repetidas, violência doméstica e situações de abuso físico, sexual ou emocional.  

Além disso, o famoso terapeuta de casais John Gottman identificou os quatro cavaleiros do apocalipse, que podem sinalizar um declínio em seu relacionamento. Os quatro cavaleiros incluem: crítica, desprezo, obstrução e defensividade. Se você notar um ou mais desses quatro cavaleiros, pode ser hora de procurar apoio profissional.

Publicidade

Próximos passos

Você pode seguir em frente se houve uma traição ou desconfiança em seu relacionamento. Algumas pessoas podem decidir terminar com o parceiro, e outras podem tentar resolver isso. Não importa o que você escolha fazer, buscar apoio profissional pode ajudar você a lidar com os sentimentos que cercam seu relacionamento.

Fonte: Psych Central

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se