Oferecimento

É verdade que massagem ajuda na perda de peso? Descubra agora!

Segundo especialista, a técnica acelera a diminuição de inchaço e auxilia na modelagem do contorno corporal

2 dez 2022 - 15h07
(atualizado às 15h21)
Massagem perda de peso
Massagem perda de peso
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O verão está chegando e, nesta época do ano, é muito comum que as pessoas queiram cuidar mais do corpo e emagrecer um pouco. Por isso, encontrar academias lotadas e parques e áreas urbanas com pessoas praticando exercícios não é nada raro nesse período. E há ainda quem busque as terapias corporais como aliadas para um resultado mais imediato. Mas, afinal, as massagens realmente ajudam na queima de gordura corporal?

Para desvendar o mito, a massagista Patrícia Oliveira deixa claro: a massagem não emagrece e só auxilia na perda de peso se houver também alimentação adequada e exercícios físicos. Porém, quando ligada a esses bons hábitos, ela auxilia na eliminação do inchaço (edema), na modelagem corporal e até mesmo em tratamentos pontuais.

Publicidade

De acordo com Patrícia, a frequência das sessões varia conforme o objetivo desejado. Mas, no geral, o indicado é que a pessoa se submeta aos procedimentos, pelo menos, uma vez por semana. Confira abaixo os dois principais tipos de massagem e como elas funcionam:

Massagem modeladora

A técnica serve para tratar regiões específicas do corpo que já possuem a tendência natural ao acúmulo de gorduras, como o abdômen, coxas, quadril, glúteos, flancos e braços. As manobras específicas desta massagem usam cremes dermocosméticos com ativos que aceleram o metabolismo da região.

Desta forma, ao associar sessões de massagem modeladora com uma rotina de atividades físicas e boa alimentação, é possível alcançar ótimos resultados no tratamento da celulite, redução de medidas e do contorno corporal de maneira geral.

Junto com atividades físicas, as massagens também podem ajudar na perda de medidas –
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Drenagem linfática manual

A técnica manual pode auxiliar o sistema linfático na filtragem e eliminação dos excessos de líquidos e toxinas que o organismo despreza durante o funcionamento do sistema sanguíneo. Como estes são dois campos que têm uma ligação entre si, é necessário fazer manobras suaves e lentas para conduzir o líquido (linfa) até os gânglios. Homens e mulheres podem receber a técnica, mas as mulheres possuem maior tendência a apresentar edemas por influência do ciclo hormonal.

Publicidade

A drenagem linfática ajuda no processo de perda e manutenção do peso e proporciona benefícios após cirurgias plásticas e durante a gestação. Nestes dois últimos casos, sua prática só deve ser feita com autorização médica.

Portanto, lembre-se: as massagens podem até ajudar, mas não são responsáveis pelo emagrecimento e nem apresentam resultados satisfatórios quando não estão atreladas a bons hábitos.

Fonte: Patrícia Oliveira, massagista da Singu.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações