Você já ouviu dizer que os seres humanos usam apenas 10% da sua capacidade cerebral? Pois é! Essa é uma informação que faz parte do senso comum e que já até virou tema de filme e série. Mas será que isso é verdade?
Por mais divertido que possa parecer a possibilidade de "desbloquear" os outros 90% do seu cérebro, essa informação não é verdade. E quem afirma isso é o biólogo Paulo Jubilut. Segundo ele, nós usamos todo o nosso cérebro e, pasmem, até quando estamos dormindo!
Inclusive, o mito de que usamos apenas 10% do cérebro é até confuso, não dando para entender bem o que ele significaria. "Não sabemos se essa falsa afirmação quer dizer que a cada dez células cerebrais, apenas uma funciona, ou se somente um décimo da massa do cérebro é ativa. Porém, nenhuma dessas hipóteses está correta", afirma o professor do Aprova Total.
Isso quer dizer que já atingimos 100% da nossa capacidade cerebral?
De acordo com Jubilut, se pensarmos na atividade dos nossos neurônios, a resposta é sim: atingimos 100% de nossa capacidade cerebral. No entanto, é importante não confundir isso com a ideia de que não há como melhorar nossas habilidades, por exemplo. Afinal, é possível sim dar um "up" na atividade cerebral.
Hábitos saudáveis, como se alimentar bem e praticar exercícios, melhoram a habilidade do cérebro de aprender coisas novas, enquanto aprender a tocar um instrumento pode aumentar a atividade do corpo caloso (que liga os hemisférios do cérebro), melhorando a nossa memória.
Portanto, é possível sim ficar mais inteligente ou aumentar certas habilidades do nosso cérebro. O importante é ter em mente que isso não aconteceu porque aumentamos a porcentagem de funcionamento dele ou passamos a usar mais neurônios, mas sim porque o estimulamos com hábitos saudáveis, tudo bem?
Mas e você, já sabia que a informação de que usamos apenas 10% do cérebro era um mito ou não?