Conseguir emagrecer e não engordar novamente - o famoso "efeito sanfona" - é um verdadeiro desafio. O problema costuma atingir muitas pessoas que apostam em estratégias rápidas para perder peso, mas totalmente agressivas para a saúde.
Como muitas dessas dietas impõem à pessoa uma forte restrição calórica, ela até consegue perder peso rapidamente. Porém, aquilo se torna um verdadeiro sacrifício e, portanto, impossível de se manter por muito tempo. Após emagrecer, quem se submete a esse tipo de dieta tende a elevar significativamente o consumo de calorias, o que a faz engordar novamente.
Para evitar que isso aconteça, é importante ter consciência que, para emagrecer, é preciso apostar em um novo estilo de vida. Por isso, o médico nutrólogo e especialista em obesidade Dr. Nataniel Viunisk elencou 10 dicas essenciais para te ajudar a emagrecer de vez. Confira:
1. Alie alimentação aos exercícios físicos
Não se concentre apenas na balança. Também é importante consumir alimentos saudáveis e praticar atividades físicas que favoreçam o ganho de massa muscular.
2. Aposte em lanches saudáveis
Ficou com vontade de beliscar? Então, aposte em lanches saudáveis. O ideal é escolher opções proteicas, como barras de proteína e iogurtes.
3. Não faça qualquer dieta
Cuidado com as dietas da moda! Lembre-se que o mais importante é focar no estilo de vida, ou seja, com constância e paciência.
4. Consuma proteína
Não esqueça da proteína. O macronutriente é fundamental para manter a massa muscular e evitar problemas de saúde.
5. Faça pequenas metas
Trace pequenas metas e siga em frente. Para conseguir emagrecer e não engordar novamente é fundamental valorizar cada conquista alcançada.
6. Não se restrinja tanto
Evite medidas drásticas e tenha constância. Cortar muitas calorias de uma vez e pular refeições são atitudes que podem atrapalhar o processo de emagrecimento.
7. Faça atividades físicas
Inclua atividades físicas na rotina. Com apenas 30 minutos de exercícios por dia já é possível acelerar a conquista dos objetivos traçados.
8. Cozinhe suas próprias refeições
Se você não sabe cozinhar, aprenda. As chances de consumir algo fora da dieta quando não temos controle diante da preparação dos alimentos é bem alta. Portanto, faça você mesma!
9. Cuidado com as porções
Evite realizar grandes refeições e prefira fracionar a comida ao longo do dia. Dessa maneira, você evita tanto a fome, como os exageros.
10. Leia os rótulos dos alimentos
Leia atentamente os rótulos dos alimentos. Saber exatamente aquilo que se come é fundamental para evitar possíveis armadilhas e furar a dieta sem saber.
Fonte: Sportlife