Que a crise da natalidade seja uma questão espinhosa, preocupante e difícil de resolver no Japão, um país que há anos vê a sua taxa de natalidade cair para mínimos históricos, não é novidade.
O político e romancista Naoki Hyakuta, um dos fundadores do Partido Conservador Japonês, conseguiu, no entanto, levar o debate a um novo extremo, desencadeando um terremoto político que já o forçou pedir desculpa.
A razão é muito simples. Embora Hyakuta garanta que essas são ideias de "ficção científica" que ele não compartilha, durante uma palestra em seu canal no YouTube, ele usou "analogias distópicas" que gerou polêmica entre os japoneses.
Leia também: 10 mudanças que você precisa fazer agora se descobriu estar grávida
O que exatamente ele disse?
Suas palavras foram ecoadas por alguns dos meios de comunicação mais influentes do Japão, como a agência Kyodo News, The Mainichi, The Asashi ou The Japan News. Basicamente, durante sua palestra no YouTube, focada em como aumentar a taxa de natalidade, Hyakuta falou sobre possibilidades como uma lei que impede mulheres solteiras com mais de 25 anos de se casar, proibindo mulheres de irem para a universidade após os 18 anos ou mesmo aludiu, diz Kyodo, à "ideia hipotética" de que as mulheres "terão o útero removido quando tiverem mais de 30 anos".
Trata-se de propostas?
...
Veja também
Teste de gravidez: como fazer e como é um exame positivo
Diarreia no final da gestação é normal? Veja o que fazer
Não quer engravidar? Conheça 11 mitos e verdades sobre possíveis formas de ficar grávida
Teste de gravidez caseiro: confira 8 métodos e quais funcionam