Entenda os efeitos da poluição na saúde vascular e como se cuidar

A poluição das queimadas é péssima para a saúde vascular; entenda mais sobre seus malefícios e como se cuidar no dia a dia

6 out 2024 - 14h52

Todo mundo já sabe que as queimadas têm chegado a um nível atípico no Brasil em 2024, não é mesmo? E, com a fumaça que surge por conta dessa prática, aparecem também vários problemas de saúde, inclusive os ligados a questões vasculares.

Entenda relação entre poluição das queimadas e saúde vascular
Entenda relação entre poluição das queimadas e saúde vascular
Foto: Shutterstock / Alto Astral

"Em áreas onde a poluição está mais concentrada, há um aumento nos casos de arritmias, hipertensão arterial e aterosclerose. Também se verifica um crescimento na incidência de paradas cardíacas e acidentes vasculares cerebrais", explica Fábio Rocha, cirurgião vascular e angiologista.

Publicidade

O médico alerta ainda que, quando as partículas de poluição entram em contato com o sistema respiratório da pessoa, elas também podem entrar na corrente sanguínea, o que causa inflamações severas em órgãos vitais, como o coração e o cérebro, além de afetar os vasos sanguíneos.

A seguir, entenda melhor como a poluição das queimadas afeta a saúde vascular e de que forma se proteger:

Poluição e doenças vasculares

Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto estão entre alguns dos problemas causados pelo efeito negativo da poluição na saúde vascular das pessoas. É isso o que diz uma pesquisa divulgada pela Universidade King's College, de Londres, na Inglaterra.

"Quando a pessoa fica exposta a curto prazo à poluição atmosférica, isso pode causar hipertensão, AVC e infarto, por exemplo. Já a longo prazo, também existe o risco de pressão alta e infarto, mas o risco de desenvolver aterosclerose, insuficiência cardíaca e arritmias é maximizado", explica Fábio Rocha.

Publicidade

Acredita-se que a poluição do ar pode ainda influenciar no risco da formação de coágulos sanguíneos. Contudo, isso ainda não foi demonstrado por metodologia científica.

Como se proteger

Fábio Rocha explica que, quando não for possível sair da área poluída, as atitudes mais importantes que a pessoa deve tomar são:

  • Evitar locais com queimadas
  • Evitar a prática de atividade física em ambiente externo em dias de baixa umidade do ar e em dias de muita suspensão de partículas no ar
  • Se necessário, utilizar máscaras faciais
  • ⁠Ter uma boa hidratação
  • Por fim, se for fumante, interromper o tabagismo
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações