Conforme as temperaturas aumentam e o verão se instala, é normal redobrarmos os cuidados com a pele, afinal, os danos que os dias de sol, praia e piscina podem causar no tecido cutâneo já são bem conhecidos. Mas existe uma outra estrutura que sofre igualmente com esses fatores e é comumente negligenciada: os fios de cabelo.
“A radiação solar pode favorecer a degradação das proteínas que compõem os fios, tornando-os mais fracos e quebradiços. A exposição desprotegida ao sol também pode levar a queimaduras no couro cabeludo, causando um processo inflamatório que favorece a queda capilar e o surgimento de câncer de pele na região”, explica Danilo S. Talarico, médico pós-graduado em Dermatologia Clínico-Cirúrgica e professor nos cursos de Dermatologia, Tricologia, Transplante Capilar (Cirurgia Capilar) e Medicina Estética.
Outro dano importante para os cabelos é causado pelo cloro da piscina e sal da água do mar.
“Essas substâncias causam danos à cutícula e diminuem a quantidade de proteínas na fibra capilar, favorecendo o ressecamento e a quebra”, alerta o especialista.
Ele ressalta que os danos são ainda mais graves em pessoas que realizaram procedimentos químicos nos cabelos, que podem sofrer até mesmo mudanças de coloração. Mas prevenir esses danos é mais simples do que parece, bastando adotar alguns cuidados.
Acima de tudo, filtro solar
Assim como no caso da pele, a proteção solar é o principal cuidado para manter cabelos e couro cabeludo saudáveis e bonitos durante o verão.
“Enquanto pessoas calvas podem aplicar o protetor solar convencional na região, que deve ter, no mínimo, FPS 30, quem tem uma maior quantidade de cabelo pode apostar no uso de leave-ins e loções que oferecem proteção solar. Além disso, é importante reforçar a proteção oferecida por esses produtos por meio do uso de bonés ou chapéus de abas largas com proteção UV presente no próprio material de confecção”, diz ele.
Antes e depois de mergulhar
Para reduzir os danos causados pela água do mar ou piscina, o especialista recomenda molhar os cabelos antes de mergulhar ou então aplicar um leave-in.
“Assim, os fios já estarão saturados e absorverão uma menor quantidade de cloro ou sal”, afirma. E, ao sair da água, volte para baixo do chuveiro para retirar qualquer resíduo de areia, cloro ou sal dos fios. “Caso não seja possível tomar uma ducha, aposte no uso de brumas e águas termais”, aconselha Danilo.
Potencialize os cuidados ao final do dia
Ao voltar da praia ou piscina, além de higienizar bem os fios, capriche na hidratação. “Xampus suaves, máscaras formuladas com ativos de alta propriedade hidratante e ampolas de hidratação rápida são ótimas opções para recuperar a saúde e a beleza das madeixas após um longo dia de verão”, recomenda o médico.
Ele ainda alerta sobre o uso de ferramentas de calor, que devem ser evitadas para não piorar ainda mais o ressecamento dos fios. “Após o banho, os leave-ins e óleos capilares são muito bem-vindos para potencializar a hidratação e auxiliar no controle do frizz.”
Cuidado com lavagens excessivas
Tome cuidado para não lavar os fios em excesso, uma prática muito comum no verão para lidar com o calor e com o suor.
“Apesar de não existir uma regra quanto ao número de lavagens, higienizar os fios excessivamente pode torná-los frágeis e ressecados. A frequência ideal dependerá das necessidades de cada pessoa. Por exemplo, enquanto praticantes de atividade física devem higienizar os cabelos diariamente, pessoas de cabelos oleosos podem lavar os fios até duas vezes ao dia. Já quem tem cabelo fino e seco deve realizar a higienização em dias alternados”, afirma o especialista.
Seque bem os cabelos
Por mais refrescante que seja, deixar os cabelos molhados pode prejudicar a saúde dos fios, favorecendo problemas como quebra, queda e caspa. “Após o banho, o ideal é secar bem os fios com uma toalha, sempre com movimentos delicados. Mas, se estiver com pressa, é possível aplicar um protetor térmico e, em seguida, utilizar o secador”, aconselha Danilo.
Cuidado ao prender os cabelos
Prender os cabelos ajuda a diminuir o calor e o suor, mas é importante não exagerar.
“O hábito pode tornar os fios mais fracos e favorecer a queda capilar a longo prazo, o que chamamos de alopecia de tração. Mas, se for preciso prender as madeixas, dê preferência para aqueles prendedores que não exercem tanta tração sobre os fios, como os elásticos revestidos de tecidos. Em contrapartida, evite os grampos e os prendedores de borracha e silicone.”
Cuidado com o ar-condicionado
“O grande aliado contra o calor do verão é também um dos maiores vilões para a saúde dos cabelos, pois reduz a umidade do ar, assim favorecendo a desidratação dos fios e o surgimento de frizz.”
Visite um médico especialista em cabelos
Após retornar do seu período na praia e na piscina, é interessante fazer uma visita a um profissional especializado que poderá recomendar procedimentos e cuidados específicos para ajudar a recuperar os seus fios rapidamente.
“Atualmente, contamos no consultório com um tratamento personalizado conhecido como AOFIO, que utiliza uma tecnologia avançada para identificar as necessidades individuais do cabelo, levando em consideração fatores como porosidade, elasticidade e textura, e então aplicar produtos específicos para tratar e reconstruir os fios danificados, tornando-os mais bonitos nutridos e fortes”, finaliza Danilo Talarico.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.