A Estética in São Paulo aconteceu entre os dias 01 e 03 de abril, no Expo Center Norte e trouxe várias novidades para o segmento. Afinal, além de milhares de visitantes e entusiastas, a feira reuniu profissionais, estudantes e investidores do mundo da beleza.
Dessa maneira, o Alto Astral não poderia ficar de fora e foi lá, conferir de pertinho, quais são as tendências do mercado de estética para 2023. Veja como foi:
Tendências apresentadas na Estética in São Paulo
Não existe beleza sem saúde
Talvez a grande novidade apresentada por grande parte das marcas presentes na Estética in São Paulo foi a preocupação com o bem-estar. Afinal, não existe beleza sem saúde. Tanto os cosméticos do dia a dia, suplementos funcionais ou as máquinas para procedimentos estéticos revelaram grande sinergia com questões de saúde e bem-estar.
A Árago, por exemplo, trouxe uma linha de produtos de beleza com grande concentração de vitamina C. Os produtos prometem criar uma espécie de escudo antipoluição na pele, combatendo os fatores degenerativos e contaminantes que aceleram o envelhecimento precoce.
Potencializar o estilo de vida saudável
Outro ponto de grande destaque foi a preocupação das marcas em ressaltar a importância do estilo de vida para a estética corporal. Afinal, nenhuma tecnologia é capaz de substituir uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas. Mas, eles podem sim potencializar os efeitos da vida fitness.
Nesse sentido, a Biomarine apresentou sua nova linha de café funcional, que aposta em sabor, praticidade e saúde. Além de proporcionar aquela energia característica da cafeína, o produto possui ácido hialurônico na sua composição e pode ser usado em diversas receitas, como o saboroso café gelado com gengibre e limão que provamos na feira.
Praticidade tecnológica em produtos cosméticos
Não é novidade que, no mundo atual, as pessoas estão cada vez com menos tempo para manter seus cuidados diários de beleza. Dessa forma, diversas marcas apresentaram soluções tecnológicas para facilitar o dia a dia. E não se tratam apenas de máquinas e aparelhos de última geração. Por trás de cada cosmético existe um grande trabalho tecnológico também.
Como é o caso da Smart GR, que criou a Lipscare, uma linha de produtos voltada para o tratamento dos lábios. Os produtos prometem maior volumização, soluções para rugas ao redor dos lábios, perda de contorno e ressecamento. Alguns são de uso profissional, mas outros podem ser usados para cuidados de estética em casa.
Já a Cosmobeauty apostou em um bioestimulador com tecnologia up lifting. A ideia é causar um efeito de pele mais firme e tonificada na região do bumbum. A Samana, por sua vez, trouxe uma linha de produtos para limpeza facial que alia praticidade e proteção solar.
Enquanto isso, a Raavi mostrou uma linha de cosméticos com alta concentração de produtos naturais na composição. O objetivo, além de gerar sustentabilidade, ainda é oferecer produtos com valor mais acessível e voltados para o tipo de pele predominante nos brasileiros. Que costuma variar, na sua grande maioria, entre mista e oleosa.
Tratamentos e procedimentos estéticos profissionais
A feira também trouxe boas novidades para o segmento profissional de tratamentos estéticos e de saúde. Como é o caso da Ibramed, que apresentou um inovador aparelho de criolipólise associado à eletroestimulação. Segundo o fabricante, ele potencializa o tratamento de gordura localizada com praticidade e alívio de dor.
Já a Fismatek trouxe uma cadeira com uma tecnologia que permite criar um campo eletromagnético focado no assoalho pélvico. O tratamento permite que o paciente trabalhe a musculatura pélvica de maneira confortável. Algo que pode, por exemplo, auxiliar no tratamento de incontinência urinária.
Por fim, a HTM Eletrônica apresentou o Ácrus, um aparelho de laser 100% digital que pode ser aplicado em diversos tons de pele. "O tratamento permite que, caso a pessoa precise se expor ao sol, não terá nenhum efeito colateral", garante Renata Taylor, fisioterapeuta e consultora da marca.
A Estética in São Paulo também contou com palestras, cursos, eventos paralelos e workshops durante os três dias de evento. Ao todo, a feira reuniu mais de 200 marcas expositoras.