Um novo estudo, liderado por um professor de Saúde e Desempenho Humano da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, mostrou que um exercício simples, feito com o movimento do músculo sóleo (localizado na panturrilha), é capaz de aumentar a queima de gordura corporal e acelerar o metabolismo.
O trabalho de Marc Hamilton, em parceria com outros dois cientistas, foi publicado no periódico iScience, em setembro. Segundo a pesquisa, o movimento do sóleo sustenta o metabolismo oxidativo elevado (a queima de carboidratos, lipídios e proteínas), melhorando o controle da glicose no sangue de maneira mais eficaz do que outros exercícios e do que o jejum intermitente.
Leia mais: Caminhada de poucos minutos após refeição pode evitar diabetes
"Nunca sonhamos que esse músculo tivesse esse tipo de capacidade. Esteve dentro de nossos corpos o tempo todo, mas ninguém nunca investigou como usá-lo para otimizar nossa saúde, até agora", explicou Hamilton. "Quando ativado corretamente, o músculo sóleo pode elevar o metabolismo oxidativo local a altos níveis por horas, não apenas minutos, e faz isso usando uma mistura de combustível diferente".
Ainda de acordo com o estudo, os efeitos do movimento do músculo sóleo melhoraram em 52% o controle de açúcar no sangue, reduzindo em 60% a necessidade de insulina ao longo de três horas após a ingestão de uma bebida com glicose.
...
Veja também
Elevação lateral com halteres e outras 3 variações
Como tomar whey protein para emagrecer: nutri detalha quantidades
Para esse especialista, contar calorias para emagrecer é errado. Eis aqui a verdadeira fórmula