O período de férias e festas de final de ano são sinônimo de exageros na alimentação e na bebidas alcoólicas. No dia seguinte, lá está ela: a ressaca.
O álcool, para ser eliminado pelo organismo, passa por todo um processo: Inicialmente, vira ácido acético. No entanto, antes disso, torna-se acetaldeído que é ainda mais tóxico que o álcool. Assim, esse conjunto de substâncias em ação causa os sintomas da ressaca. Além disso, o álcool faz com que a água seja eliminada do corpo, podendo causar também desidratação.
Como saber se estou com ressaca?
De acordo com a nutricionista Patrícia Davidson, especialista em saúde hormonal natural e saúde da mulher, os sintomas incluem fadiga, náusea, dor de cabeça, sensibilidade à luz, desidratação ou tontura que dura várias horas.
"O álcool bloqueia a produção de um hormônio que ajuda seu corpo a segurar a água, levando a desidratação e perda de eletrólitos como potássio e sódio. Acredita-se que o corpo experimenta respostas hormonais e imunes específicas durante uma ressaca que desencadeiam sintomas diferentes", explica a nutricionista.
Alimentos que ajudam a aliviar a ressaca
Nesse sentido, embora não haja cura conhecida para ressaca, vários alimentos e bebidas podem aliviar os sintomas. Patricia listou alguns:
- Alimentos ricos em potássio como a banana, que vai atender a 9% da necessidade diária e o abacate que atende 15% dessa demanda;
- Melancia que aumenta a chegada de fluxo sanguíneo maior pro cérebro e promove a hidratação do corpo;
- Laranja, que é rica em vitamina C e ajuda o fígado a fazer o detox do álcool mais rápido. Quem está com ressaca também pode consumir ovo, que é rico em cisteína.
- Aspargos também podem acelerar o detox de álcool pelo fígado. Além disso, a batata-doce também é ótima porque atende a alta quantidade de magnésio e potássio necessários para lidar com a ressaca.
- Diante da ressaca, recomenda-se aumentar a ingestão de proteína, como frango e peixes.
Por fim, é necessário beber bastante líquido até a urina ficar mais clara. A urina mais escura indica concentração e poucos líquidos não alcoólicos ingeridos.