Elas construíram carreiras bem sucedidas na TV e nos palcos, sob os holofotes e no backstage. Hoje maduras, com mais de 60 anos, falam abertamente sobre planos, negócios e desejos com a liberdade de quem entende que idade não deve ser um limitador.
Lembre, com a lista abaixo, por que essas artistas são mulheres inspiradoras:
Claudia Ohana
No ar como a hippie Dora, de "Vai na Fé", Claudia Ohana completou 60 anos há apenas um mês e sabe que a idade lhe cai muito bem. Ela afirma que nunca foi adepta de procedimentos estéticos que visam o rejuvenescimento e ressalta que não se incomoda com as reações, muitas vezes de surpresa, que o público tem quando vê fotos suas de biquíni.
Para a artista, a exposição do corpo é parte da cultura do carioca que costuma treinar bastante e manter a marquinha de biquíni em dia. Além disso, seu próprio amadurecimento ajudou, já que ela afirma que era mais tímida e reservada na juventude.
Gretchen
Para a geração dos anos 1980, ela era a rainha do rebolado. Nos anos 2010, ganhou também o título de rainha dos memes. Mas a percepção comum a todas as gerações que acompanharam Gretchen é de sua postura livre e ousada.
Há quem critique seus decotes, seus casamentos — a dançarina já trocou alianças com mais de 15 parceiros — e até sua aparência. Sua resposta na vida costuma ser a autenticidade, como quando compartilhou uma recomendação de orgasmo matinal para melhorar a saúde.
Zezé Motta
Referência para atrizes negras da nova geração, Zezé Motta marcou seu nome na teledramaturgia brasileira pelo talento, competência essa que não lhe privou de ataques racistas ao longo dos trabalhos.
Mesmo assim, a atriz não sucumbiu e, aos quase 80 anos, se mantém atuante e vaidosa. Se preocupa com a pele, se exercita e destaca que a libido sexual não sumiu com a menopausa, afinal uma vida sexual ativa e saudável independe de idade.
Madonna
Sem medo de ousar, Madonna escreveu seu nome na história da música pop, se tornando ela própria inspiração para tantas mulheres dentro e fora da indústria do entretenimento.
A americana não se furtou de defender suas causas, ainda que isso lhe custasse críticas e sanções. A artista afirma que chegou a ser excomungada da Igreja Católica por três vezes, em especial pelo clipe de "Like a Prayer" (1989) que, segundo a diretora Mary Lambert disse ao The Hollywood Reporter, explorava a correlação entre êxtase sexual e êxtase religioso.
Recentemente, Madonna também se pronunciou para rebater críticas à sua aparência - o rosto inchado da cantora no último Grammy chamou atenção. Sem titubear, Madonna apontou a influência do etarismo e da misoginia nos comentários, que ignoravam seu discurso sobre a potência de artistas como Sam Smith e Kim Petras.
Fátima Bernardes
Desde que saiu do Jornal Nacional, Fátima Bernardes abriu um pouco mais de sua intimidade aos seguidores que a acompanham nas redes sociais. A vida da apresentadora, hoje à frente do "The Voice Brasil", tem espaço para pedaladas, passeios e muitas viagens, especialmente com o namorado, o deputado federal Túlio Gadelha (Rede-CE).
O romance repercutiu muito quando foi anunciado, especialmente por ele ser mais novo — Túlio tem 35 anos e Fátima, 60. Mas isso não foi problema para os dois.
Com o político desde 2017, a apresentadora costuma posar para fotos usando a hashtag "#cadaminutoimporta" e põe o que diz em prática. Juntos, eles vão da política ao Carnaval.
Consuelo Blocker
Aos 55 anos, ela mostra sua paixão pela vida e tem um dos perfis mais inspiradores da internet. Filha de Costanza Pascolato, consultora de moda e empresária brasileira, um dos nomes mais influentes na moda mundial, mas mais do que isso, a produtora de conteúdo é bem humorada, tem mais de 500 mil seguidores no Instagram e fala com naturalidade sobre envelhecer, sobre o corpo amadurecido de biquíni, sobre sua relação com os filhos e o namorado.