Muitas pessoas se organizam para um ritual de planejamento no começo de janeiro de cada ano: fazer uma lista de objetivos a serem realizados nos próximos 12 meses. Nesse momento, os sonhos, desejos e expectativas ficam aflorados.
É uma delícia pensar: "ano novo, vida nova". Essa energia de pensar no que se quer, em manter o que já se tem e ter força para alcançar novos desafios é mágico. É um período prospero para a leveza das nossas fantasias. Saber o que se quer, ter uma missão, um objetivo especial é mesmo um passo importante para várias pessoas. Porém, a frustração vem quando o ano termina e as metas foram pouco cumpridas ou não foram atingidas.
Os sentimentos diante das metas não cumpridas
Os sentimentos mais comuns relatados por quem não teve o sucesso de concretizar seus sonhos são: frustração, culpa e medo. A frustração acontece, porque se acreditou ser capaz de realizar algo que não aconteceu. A culpa vem quando o ano acaba e ao olhar para trás a pessoa percebe que poderia ter tomado outros caminhos, ter feito escolhas diferentes e o mal-estar se instala.
...
Veja também
Fim de ano chegou e não cumpri minhas metas, e agora?
Como aproveitar as festas de fim de ano sem beber (e sem dar explicações)
Se puder responder SIM a essas 6 perguntas, você tem mais sucesso e é mais feliz do que imaginava