O cérebro humano é o órgão mais complexo que conhecemos. Tanto que talvez seja menos o que sabemos do que o que não sabemos. Uma das grandes incógnitas sobre o seu funcionamento é como os bilhões de neurônios que funcionam em nosso cérebro conseguem se coordenar em uma rede com trilhões de conexões.
Leia também: Como melhorar a memória? 6 dicas para estimular o cérebro
Organização multiescala
Um novo estudo revelou novos detalhes sobre como os neurônios são organizados no cérebro humano para realizar suas tarefas de maneira coordenada.
Em um artigo para The Conversation, o pesquisador e co-autor do estudo da Universidade de Sydney, Brandon Robert Munn, explica com uma analogia a maneira incrível como nossas células cerebrais funcionam. "É um pouco como trabalhar em uma empresa de alto desempenho", compara.
Munn refere-se ao fato de que os neurônios devem manter um equilíbrio entre as habilidades individuais e o trabalho em equipe. A questão para a equipe era como os neurônios alcançavam o equilíbrio certo. Vale lembrar que nosso cérebro tem seu próprio backup.
40%-50%
O estudo deste "equilíbrio de trabalho" revelou que os neurônios dedicavam entre 40% e 50% do seu trabalho a "tarefas individuais", enquanto o restante era alocado ao "trabalho em equipe".
Um dos pontos mais marcantes do estudo é que esse padrão organizacional não é de forma alguma exclusivo do cérebro humano, mas pode ser observado em espécies muito diversas do reino animal.
...
Veja também
Tony Ramos teve um AVC? Entenda o que aconteceu com ator, que está internado
O que é sinestesia? Entenda a condição que afeta o sistema sensorial
Cérebro interage com mundo exterior mesmo durante o sono, diz estudo
Todas as pessoas sonham vendo cores? Especialista explica
Cérebro: o que é, função, regiões, cuidados e doenças comuns