Oferecimento

Finlandeses são os mais felizes do mundo com segredo de 500 anos

Você conhece o conceito centenário do "sisu"? Entenda porque isso faz toda diferença para os finlandeses

3 jul 2023 - 06h25
Foto: Adobe Stock

"Sisu" é um conceito e modo de vida que está entrelaçado na cultura finlandesa há mais de 500 anos. Não há uma tradução direta, mas está focado na determinação. Trata-se de ter a coragem de avançar diante da adversidade e das probabilidades quase impossíveis.

Por seis anos consecutivos, a Finlândia tem sido classificada como o país mais feliz do mundo. E o "sisu" desempenha um papel significativo no bem-estar e na capacidade de manter uma mentalidade positiva e resiliente.

Publicidade

A psicóloga finlandesa E. Elisabet Lahti, pesquisadora do "sisu" e autora do livro “Gentle Power: A Revolution in How We Think, Lead and Succeed Using the Gentle Art of Sisu” ("Poder Gentil: Uma Revolução em Como Pensamos, Lideramos e Somos Bem-Sucedidos Usando a Arte Gentil do Sisu"), traz três dicas para quem quer fazer como os filandeses e sua arte do "sisu":

1. Encontre um propósito além de si mesmo

De acordo com pesquisas da psicóloga Angela Duckworth, podemos suportar muito mais quando trabalhamos para algo que contribui para o mundo além de nós mesmos.

"Para obter dados em primeira mão sobre o sisu para meus estudos de doutorado, completei uma expedição de corrida de 1.500 milhas pela Nova Zelândia. Dediquei minha corrida a conscientizar sobre a violência familiar. Cada vez que eu começava a me sentir cansado ou estava prestes a desistir, voltar para esse propósito maior me ajudava a seguir em frente", diz Elisabet.

"Quando você enfrentar um novo desafio ou precisar de força para continuar, encontre um propósito maior para se conectar. Pode ser sua família ou amigos, alguém que o inspire ou uma causa que seja importante para você."

Publicidade

2. Aumente a resiliência por meio do treinamento

Antes da corrida, Elisabet treinou por quase todos os dias durante dois anos. 

"Calcei meus tênis de corrida mesmo quando não queria. Sempre compareci, fizesse chuva ou fizesse sol. A prática e a preparação tornam mais fácil aproveitar nosso sisu interior. Estudos mostram que nossos corpos têm reservas ocultas que naturalmente acessamos quando mais precisamos delas. Portanto, quanto mais nos desafiamos, mais adquirimos hábitos que fortalecem nossa resiliência", lembra ela.

"Focar na minha respiração para acalmar meu sistema nervoso foi a estratégia que melhorou minha corrida. Com o tempo, passei de iniciante para correr de 10 a 15 milhas por dia."

3. Seja gentil consigo mesmo e conecte-se com a natureza

"Eu costumava pensar que, para ter sucesso, precisava ser dura comigo mesma. Mas há um limite para o quão longe você pode ir se não equilibrar a determinação com a compaixão. Uma vez me machuquei durante meu período de treinamento. Eu estava correndo 30 milhas por dia durante 12 dias consecutivos. Tive que me perguntar se deveria desistir ou me esforçar ainda mais", recorda ela.

"Mas decidi por uma terceira opção: deixei meu corpo se curar. Mesmo que diminuísse a velocidade, ainda poderia alcançar minha meta de 1.500 milhas incorporando o ciclismo à minha jornada. E, como não estava mais tentando atingir um ritmo acelerado, pude passar mais tempo apreciando a beleza da paisagem ao meu redor durante minha expedição", finaliza Elisabet.

Publicidade

Na Finlândia, caminhar e fazer trilhas na natureza são partes essenciais de cultura. Isso ajuda a encontrar uma calma interior e uma sensação de felicidade que sustenta nos momentos difíceis.

Fonte: CNBC Make It

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações