Quem não sonhou em ter um shape impecável? É a condição que causa espanto e curiosidade para maioria, ou seja, envolve uma série de renúncias para um resultado hipertrófico satisfatório. Nesse sentido, o nutricionista Raphael Campanholi revelou três grandes segredos para o ganho de massa muscular.
Segredos para o ganho de massa muscular
Calorias ingeridas
A quantidade de calorias ingeridas por uma pessoa que busca a hipertrofia deve ser maior do que o gasto energético. Ao contrário do plano de emagrecimento, o indivíduo precisa elevar o consumo calórico para que o corpo funcione corretamente nesse momento.
O mais importante aqui é entender que a alimentação para ganhar massa muscular deve se priorizar em alimentos ricos em proteínas, carboidratos e lipídios. Ovos, leite, feijão, carnes e frango são essenciais nessa busca.
Para garantir as calorias, alguns recorrem à balança para pesar alimentos e assim não correm o risco de consumir nem mais e nem menos calorias do que precisam. O ideal é procurar um nutricionista de sua confiança para que ele monte um plano alimentar adequado para as suas necessidades diárias.
Suplementação
A suplementação a base de whey protein e creatina são compostos importantes para auxiliar no ganho de músculos. Essas substâncias irão atuar como uma fonte rápida de energia. ''Este aumento de força poderá melhorar a qualidade do treino, favorecendo ainda mais o ganho de massa muscular,'' relata o nutricionista.
Evitar açúcar e alimentos ultraprocessados
Doces, biscoitos, bolos, torradas, fast food, salsicha, linguiça, bacon, queijo cheddar e presunto ou apresuntado devem ser uma exceção na dieta de quem deseja ganhar massa muscular. Devido a quantidade de gordura contida neles, é importante apostar em opções menos calóricas já que o organismo estará seguindo uma dieta com diferentes quantidades de calorias.