Ao decidir adotar um amigo de quatro patas, muita gente pode ficar em dúvida entre gatos e cachorros, afinal, eles têm necessidades e características bastante diferentes, né? Portanto, conhecer o comportamento e os cuidados que cada espécie exige é fundamental para escolher o pet que mais se adequa a sua família.
Para isso, consultamos o médico veterinário Carlos Moraes, que nos explicou quais critérios devem ser considerados nesta escolha. Confira:
Disponibilidade de tempo
Se você tem uma vida corrida e passa boa parte do tempo fora de casa, adotar um cãozinho pode não ser a melhor ideia, já que eles exigem uma rotina mais regrada e flexível. "Cães têm muita energia, umas raças mais e outras menos, mas mesmo assim precisam de passeios diários", diz o especialista.
Por outro lado, os bichanos lidam bem com a ausência do dono durante o dia, mas também é preciso dar atenção a eles, viu? Para isso, separe um tempinho a noite para brincar com o seu gatinho.
Adaptação da casa
Gatos e cachorros podem ser criados tanto em casa, como em apartamento. Mas, se você optar por ter um felino, terá que fazer algumas adaptações no ambiente onde mora antes de adotá-lo.
"Gatos gostam de lugares altos para dormir e se esconder, além de arranhadores para diminuir o estresse", afirma o veterinário. Então, não se esqueça de providenciar prateleiras e brinquedos que estimulem a curiosidade deles.
Além disso, é importante instalar telas de proteção nas janelas do apartamento e cuidar para que eles não saiam de casa, visto que não é saudável o bichano ter acesso à rua. Isso porque eles ficam mais suscetíveis a acidentes e doenças.
Já os cães, não exigem tantas mudanças para viver em uma casa ou em um apartamento. No entanto, algumas raças se adaptam melhor a locais menores e fechados, enquanto outras preferem — e precisam — de espaços maiores e abertos.
"A casa não precisa ter muitas mudanças, apenas espaço ideal para cada porte ou raça de cão. Mas, quando eles são filhotes, precisamos ter muito cuidado com objetos pequenos, pois eles têm o hábito de roer e engolir, e isso pode gerar complicações para seu pet", orienta Carlos.
Tempo de vida
Em condições saudáveis, cães e gatos podem viver até 18 anos, de acordo com o especialista. Desta forma, antes de decidir qual espécie adotar, você deve pensar no compromisso sério e de longo prazo que terá com este animalzinho. "E lembrar que qualquer um que você for escolher, ele vai ser o amor da sua vida, e pode ter certeza que será sua melhor escolha", finaliza o especialista.
E aí, curtiu o assunto? Então confira essas e outras informações no vídeo abaixo:
Fonte: Carlos Moraes, médico veterinário da clínica PigoVet, em São José dos Campos