O alemão Thomas Kraut, de 59 anos, encontrou um tumor de 27 kg na barriga após ser diagnosticado como obeso por 12 anos. O oftalmologista procurou atendimento médico em 2011 e a gordura abdominal foi relacionada a excesso de peso e diabetes. Na ocasião, o tratamento indicado foi o Ozempic --um medicamento injetável usado para tratar o diabetes tipo 2 em adultos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Enquanto se preparava para realizar uma cirurgia bariátrica, Kraut foi examinado por um médico que conseguiu detectar o tumor por meio de uma tomografia. A superfície dura do estômago do homem, tratada como gordura, era, na verdade, um tumor maligno de 27 kg e 52 cm de diâmetro, composto de múltiplas áreas cancerosas cercadas por gordura.
"Os médicos só falavam sobre excesso de peso e diabetes. Recebi Ozempic e, antes da operação, tive que fazer cursos de nutrição e condicionamento físico por vários anos", contou ele, em entrevista ao NY Post.
Após obter o diagnóstico correto, o alemão foi submetido a uma cirurgia de 10 horas para a remoção do tumor, em um hospital em Oslo, na Noruega, onde mora. Parte do rim direito e do intestino delgado também foram retiradas na cirurgia, por terem sido atingidas pelo tumor.
Kraut entrou com uma ação judicial contra os médicos por erro médico. Os médicos, no entanto, alegam que se tratava de um tumor raro, difícil de ser detectado.