O tempo de convivência não é garantia de que, após longos anos, uma pessoa será lembrada. Por vezes, alguém com quem você trocou poucas palavras em um momento da vida, jamais sairá da memória. A diferença entre passar pela história de uma mulher como mais um dos homens que ela conheceu ou como "aquele cara" - que ainda arranca suspiros quando surge à mente - vai depender da "pegada", atitude e química que role na relação, de acordo com as mulheres entrevistadas pelo Terra.
» Veja dicas femininas de como se tornar inesquecível
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
"O jeito como o conheceu, o que ele representou, às vezes não precisa ter sido namorado, nem sequer ter dado um beijo, apenas por ter rolado um "affair" impossível", explicou a analista de comércio exterior Jacqueline Siqueira sobre a importância do primeiro encontro. Ele precisa ter "pegada" e saber o que dizer na hora certa, completou.
Para a assistente de marketing Talita Almeida, mesmo que o homem não diga nada durante minutos, o modo como ele olha e trata a mulher pode torná-lo inesquecível. "É química, sim, também é algo espiritual. É aquele refrigério da alma que te acalma e te faz bem apenas por estar ali", descreveu. Segundo ela, quando os dois olhares se encontram, surge um silêncio sem fim, seguido de um sorriso, é difícil de sair da memória. "É fazer com que simples momentos se tornem especiais", concluiu a pedagoga Bruna Gutierrez.
Como marcar uma mulher
Se surgir a oportunidade de conversar ou até de um pequeno relacionamento, a dica das mulheres entrevistadas pelo Terra é sinceridade e palavras românticas. Enquanto Bruna vota no tradicional "eu te amo", Jacqueline acredita que dizer "estou pensando em você" no meio da tarde é ainda mais especial. Já para a auxiliar administrativo Raquel Alves Heinze, a frase que torna um homem inesquecível é "você sempre será a única na minha vida e você é a melhor do mundo para mim".
Outra estratégia para fazer a mulher pensar no que aconteceu na noite passada ou de um encontro casual de poucos minutos é o perfume. "Se você ficar com um carinha na balada e ele estiver com um perfume gostoso, no outro dia pode não lembrar o nome dele, mas se sentir o cheiro do perfume na rua vai lembra dele", disse a agente de viagens Pâmela Nóbrega. A pedagoga Bruna concorda e disse que, para ela, o cheiro sempre traz muitas lembranças.
"Quando a experiência é boa, ótimo. Quando é ruim é um problema, porque aí você passa odiar aquele perfume de um jeito absurdo", disse Jacqueline. O mau cheiro, por exemplo, também não vai sair da memória, no entanto, a parceira ou pretendente jamais desejará um novo encontro.
Para ser mal lembrado também não é difícil, segundo as entrevistadas pelo Terra, basta uma atitude ignorante ou arrogante. "Traição, vícios e arrogância. São milhares de coisas que podem atormentar a vida da mulher e até virar um trauma em futuras relações", disse Raquel. "Um homem sem educação, e sem cultura", acrescentou Pâmela. "Aquelas cantadas baratas", concluiu Talita.