Não é porque a vida não está boa que você deve se conformar e achar que essa situação é definitiva. Não é necessário manter-se resignado indefinidamente devido aos erros do passado. Uma maneira de começar a fazer a mudança que tanto deseja é observar o padrão de pensamentos que vem mantendo: provavelmente eles não são construtivos e estão alimentando a situação indesejada. Após identificar se esse é o seu caso, que tal iniciar uma minirrevolução dentro de sua cabeça?
Lei de causa e efeito
A compreensão de que não há efeito sem causa e de que a coisa está como está devido a algo do passado não é útil se empregada com a intenção de ficar se culpando e se punindo, remoendo que não devia ter feito algo ou que seria melhor ter agido de uma outra maneira.
É mais inteligente utilizar a lei de causa e efeito no sentido de entender que para conquistar os efeitos que se deseja no futuro é necessário criar a causa agora.
E que tipo de situação acha que está plantando ficando apegado aos deslizes e equívocos já cometidos?
Hackeando o passado
Sabia que é possível transformar as infelicidades e sofrimentos do passado em coisas boas e positivas?
Isso se dá a partir da percepção de que esses acontecimentos não foram erros, mas fonte de aprendizados e oportunidades de autoconhecimento.
É uma nova visão na qual o que causou mágoas e infortúnios passa a ser visto como grandes lições que fizeram com que hoje você estivesse em uma posição de consciência mais expandida e fortalecida.
O que você vê como um erro pode ter te mostrado como estava se colocando na posição de vítima ou deixando ser conduzido por outras pessoas, no sentido de querer atender expectativas ou de não assumir o que realmente tem valor para você.
Também pode ter servido para você sentir na pele o que outras pessoas que passam por determinada situação sentem e, assim, diminuir seu orgulho e o hábito de criticar e condenar tanto os outros e a si mesmo.
Necessário e valioso
Essa concepção dos acontecimentos da vida exige profundidade de análise e maturidade para ser sincero consigo mesmo e encarar que as coisas são como são e não como gostaríamos que fossem.
Nesse nível de elevação de caráter, o passado e até os acontecimentos no mundo passam a ser entendidos como experiências relevantes e importantes, que fizeram crescer e progredir.
Vale a pena
A dedicação sincera no sentido de desenvolver essa nova visão sobre a vida, mais expandida e madura, tem como efeito a percepção de que nada foi em vão e de que o conceito de erro não existe, tornando a vida mais leve e agradável.
Assim, atinge-se um ponto de satisfação, em que o que antes era fonte de arrependimento e amargura agora é alvo de gratidão. A beleza da vida fica mais evidente e as dúvidas e inseguranças dão lugar à confiança e paz interior.
Está difícil?
O trabalho de um terapeuta pode potencializar esse processo de ressignificação dos acontecimentos e experiências. Procure um profissional para te acompanhar e vivenciar de maneira segura e intensa a encantadora jornada do autoconhecimento.
Texto: Bia Albuquerque (@biaaterapeuta), terapeuta energética-espiritual, humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico