O mês começa influenciado pela Lua Nova em Sagitário, que estará bem próxima de Saturno prometendo mais seriedade e comprometimento a todos nós. Estaremos mais sérios e introspectivos, mais voltados para a construção e estruturação de nossos projetos pessoais e profissionais.
Mercúrio, também em Sagitário e envolvido com Saturno e a lunação, nos obriga e compreender, de maneira mais racional, nossas dificuldades e problemas, além disso, nos envolve em questões mais profundas e de soluções definitivas. A seriedade e o sentimento de responsabilidade toma conta de nossos espíritos.
A partir do dia 02, Mercúrio deixa Sagitário e começa a caminhar através de Capricórnio, e o astral continua ainda de introspecção e seriedade. O pensamento profundo toma conta de todos nós. Estaremos todos mais sérios e até um pouco avessos à vida social e às brincadeiras superficiais. Devemos tomar cuidado com o mau humor, que pode ser mais frequente. Essa energia é ótima para os estudos, para as conversas mais sérias e para aprofundar a intimidade com algumas pessoas.
A partir do dia 07, Vênus, a deusa do amor e dos relacionamentos, começa a caminhar através de Aquário e começamos a colocar a cabeça acima do Oceano. Vênus em Aquário traz, antes de qualquer coisa, consciência social e política, além de tornar-nos mais abertos para novas e antigas amizades. A alegria é retomada gradativamente, apesar de nosso pensamento ainda estar mais profundo. As atividades sociais ganham força, assim como as trocas intelectuais inteligentes.
No dia 09, Sol e Saturno estarão em graus exatos em Sagitário indicando um período de maior responsabilidade e comprometimento. Voltamos a ficar mais fechados e preocupados com a construção de nossas vida e o futuro. Essa energia estará presente apenas por alguns poucos dias.
No dia 13, a Lua entra em sua fase Cheia em Gêmeos, chega em tenso aspecto com Saturno e continuamos mais interiorizados e voltados para nossa intimidade. Os compromissos sociais perdem força e somente cumpriremos o necessário. Os negócios tendem a ganham forma e estrutura.
A partir do dia 19, Marte deixa Aquário e começa a caminhar através de Peixes, um signo de água e emoções. Estaremos mais abertos, mais acolhedores e menos agressivos. Os confrontos e embates tendem a diminuir. A confusão pode tomar conta de todos, com dúvidas e dificuldades de tomarmos decisões definitivas e sermos mais firmes. Essa fase é ótima para os trabalhos artísticos, psicológicos e espirituais.
No dia 21, o Sol começa sua caminhada anual através de Capricórnio e todos continuamos ainda sérios e comprometidos. Dezembro promete ser um mês de compromissos, de contratos firmados e assinados, de namoros que sobrevivem pela consciência da responsabilidade. Continuamos nessa vibe, pelo menos até o fim do mês.