A sálvia faz parte de uma grande família de plantas que possuem propriedades medicinais e curativas. Não apenas isso, ela é usada há séculos em rituais indígenos sagrados devido sua alta capacidade de renovação de energias perdidas. Servindo de ingrediente para os mais variados rituais, a defumação é o mais comum. Por isso, vem aprender como defumar sua casa com sálvia e atrair boas energias e bem-estar para os moradores.
A sálvia
A sálvia é um dos pilares da crença xamânica, levando também o nome de "Sukodawabuk". Durante as cerimônias e os rituais, os xamãs queimavam grandes quantidades de sálvia para afastar ou expulsar espíritos malignos, pensamentos e intenções maléficas, sentimentos negativos, entre outros. Isso porque essa planta é uma das mais poderosas ervas de defumação existentes. Essa erva carrega a energia do espírito criador que se dedica a atrair bênçãos e clarear os nossos pensamentos.
Defumação
Antes de mais nada é importante saber que a defumação deve ser realizada na parte de dentro do lar. Primeiramente, acenda uma das extremidades da tocha de sálvia seca. Em seguida, sopre o fogo para a fumaça começar. Agora, com cuidado, ande por sua casa fazendo movimentos circulares com a tocha na mão. Você deve começar nos cômodos mais distantes da entrada e, aos poucos, ir em direção a porta da casa. Na porta de entrada do lar você pode fazer orações para potencializar a renovação das energias.
Com a finalidade de limpar o ambiente, é importante concentrar os círculos de fumaça nos cantos da casa. Defume os quatro cantos das janelas e das portas. Para finalizar, volte ao centro da casa, eleve a tocha na altura do seu peito e limpe as energias negativas do centro da residência.
Por fim, nunca apague a sálvia. De acordo com as crenças, existe um espírito que sabe exatamente o momento no qual a sálvia deve apagar. De mesmo modo, não deve reacender a tocha quando ela apagar em um cômodo da casa. Você pode colocar a tocha de sálvia em um defumador no centro da casa e deixar queimando sozinho.