A palavra perdão nunca foi tão mencionada, usada e indicada para quem busca a paz interior. Em uma pesquisa rápida no Google, encontrei estes números: 35 milhões de buscas para a palbra 'perdão' e 12 milhões de buscas para a palbra 'perdoar'.
O ato e perdoar e tão antigo como a humanidade que conhecemos. Perdoar é um sentimento que esta sempre junto do amor, da compaixão e da misericórdia. O ato de perdoar sempre foi associado a religiões e/ou crenças espirituais.
No Judaísmo, poe exemplo, uma das datas anuais mais importantes é o 'Yom Kipur', um dia dedicado ao jejum, à oração, à reflexão, ao arrependimento e ao perdão. Para Dalai Lama, líder budista tibetano, perdoar não é esquecer, mas aceitar que o que está feito está feito – e que o passado foge ao nosso controle. No Kardecismo, o capítulo 10 de 'O Evangelho segundo o Espiritismo', o apóstolo Paulo diz: "Perdoar os adversários é pedir perdão para si mesmo. Perdoar aos amigos é dar-lhes prova de amizade. Perdoar as ofensas é mostrar que se tornou melhor do que antes".
O atual Papa Francisco uma vez disse: “O perdão de Deus para os nossos pecados não conhece limites” e quando Jesus foi crucificado as suas últimas palavras foram: “Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem.” (Lucas 23:34)
O ato de perdoar ou de perdoar-se esta presente nas cartas dos arcanos maiores do tarot. Estas cartas têm tantas simbologias e arquétipos que tudo está lá representando. Na carta 9 do 'Ermitão' vemos uma pessoa homem olhando para o passado com um lampião na altura dos olhos. A mensagem e bem direta: “Olhe para quem te machucou, te traiu, te enganou e te abandonou, aceite o fato e perdoe. Perdoar te liberta deste passado que te faz mal”.
Já a carta 20 'O Juízo Final' a mensagem e o autoperdão. Temos três pessoas sem roupas orando e um anjo sobre elas com uma corneta. As três pessoas representam o passado, o presente e o futuro conversando e analisando o que foi feito e o que será feito.
Hoje se sabe que o perdão, liberta, cura, acalma e nos faz mais humanos. Após esta análise fria e verdadeira, vamos pedir perdão ou autoperdão pelos nossos erros. O autoperdão liberta. O anjo diz amém a nossa atitude e autoperdão. Os benefícios do sentimento do perdão, saiu do campo da religião e adentrou nos conceitos terapêuticos da psicologia e da medicina. Trabalho com Terapias Complementares e sempre indico Terapia do Perdão para os clientes que precisam superar problemas de relacionamentos, traições, mágoas e outros traumas.
O perdão salva e cura pela fé de uma religião ou por sessões de terapias. O perdão conscientiza as pessoas que é preciso perdoar alguém que nos fez mal ou uma situação que nos machucou. Somente assim é possível deixar para trás as amarras que nos prende a estes fatos negativos.Nem sempre é fácil aceitar os próprios erros e perdoar-se, tampouco aceitar a responsabilidade sobre o mal feito a alguém.
Na minha opinião, o autoperdão é o caminho mais fácil de livrar a alma da culpa, conscientizar a mente do equilíbrio emocional e obter a paz interior.Todos os dias somos convidados para praticar o perdão no lar, no trabalho, no convívio social, nas pequenas coisas do cotidiano para que, quando necessário, possamos utilizá-lo nas grandes mágoas e praticar também o autoperdão.
Para ajudar nesta prática, segue abaixo uma oração:
Oração para Perdoar a si mesmo – Seicho-No-Ie
O meu Eu espiritual
Perdoa e ama o meu eu carnal.
O meu eu carnal.
Ama e agradece ao meu eu espiritual.
Obrigado, obrigado, obrigado...
O meu eu espiritual ama, abençoa,
Orienta e protege o meu eu carnal.
O meu eu carnal reverencia, ama
E agradece ao meu eu espiritual.
Obrigado, obrigado, obrigado...
Tudo agora se equilibra dentro do
Amor, da Sabedoria, da Vida, da
Alegria, da Harmonia e das Dádivas
Infinitas de Deus.
Manifesta-se em mim o Mundo do
Jisso (Imagem Perfeita), Vida, Perfeição e Harmonia.
Obrigado, obrigado, obrigado.
Masaharu Taniguchi
Ficou com dúvida ou pergunta? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti? Orientação Pessoal, Tarot, Feng Shui, Hipnoterapia e Coaching Holístico? Valores dos Atendimentos? Clique aqui para entrar em contato com ele. Siga nas redes sociais e visite nosso canal no Youtube.