Defina "mãe". Mãe é mãe e ponto final? Não é bem assim. Há muitas definições para "mãe". Encontrei um texto que define bem o que é mãe. Não sei quem é o autor:
“Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Obrigado por termos você.”
Falar de mãe é falar de vida. Ou gerar vida. É cuidar da sua cria como uma leoa que cuida da sua cria com “unhas e dentes”. Uma mãe é capaz de dar sua vida para salvar seus filhos. Esse fato é bem exemplificado no filme “Marte Precisa de Mães”, na cena em que a mãe de Milo, o filho herói, tira seu equipamento de respiração e dá para o filho de respirar e se salvar na superfície do planeta Marte, que não tem oxigênio. E claro que nenhum dos dois morreu. Como? Assista ao filme e descubra.
Aliás, esse filme mostra o quanto os filhos ficam desesperados quando algo de ruim acontece com suas mães, mesmo quando acham as mães chatas e “carrascas”. No filme, Milo tem nove anos de idade e só descobre o verdadeiro valor da mãe quando ela é raptada por marcianos que planejam roubar sua sabedoria para beneficiar seus respectivos filhos. O menino não está disposto a entregar os pontos e parte numa aventura épica para salvá-la das mãos do inimigo, nem que para isso tenha que se aliar a uma raça alienígena e à rebelde marciana Ki.
Mãe é mãe. Segundo outro texto de autor desconhecido:
“Mãe. Que a beleza das flores, a doçura do mel, o brilho das estrelas, envolvam você hoje e que você continue irradiando este amor e esta alegria que você sempre nos ofereceu!”
Mãe não se discute se estão certas ou erradas. Mãe sempre estará certa, segundo seu ponto de vista.
Logo, só há uma coisa a fazer: agradecer sua existência e orar por elas.
Oração pelas Mães
Ó Deus, nós te louvamos e pedimos tua bênção sobre as mães. Nós te agradecemos por aquelas que nos deram à luz com sofrimento e nos amam, ainda mais, pela dor que lhes causamos. Que nos alimentaram com seu seio e nos ninaram até dormirmos no calor e na segurança de seus braços. Nós te agradecemos pelo seu amor incansável, e por suas orações sem palavras; damos-te graças porque elas nos seguiram, embora sofressem, através dos nossos erros e nos trouxeram de volta. Nós pedimos que nos perdoes se, com um egoísmo inconsiderado, nós desfrutamos de seu amor como direito nosso, sem lhes dar a ternura pela qual elas ansiavam como única recompensa. E se temos o tesouro que é uma mãe ainda com vida, que possamos fazer por sua fraqueza aquilo que ela fez pela nossa.
Lembramo-nos de todas as mulheres que estão agora suportando a dor e o cansaço da maternidade. Dá-lhes forças físicas e espirituais para essa nova tarefa. Amplia seus horizontes para que elas se vejam não apenas como mães de uma criança, mas como mulheres que podem construir um futuro melhor para o nosso país, com vidas novas e puras. Que as nossas jovens se conscientizem de que poderão ser mães no futuro, e possam preservar a pureza e energia de seus corpos e mentes para a tarefa sagrada para a qual o futuro talvez as chame.
Abençoa com graça especial, nós te pedimos, aquelas mulheres que desejam ser mães, mas que não terão essa alegria. Ajuda-as a vencer a amargura do desapontamento, e a achar uma expressão para o seu amor maternal sufocado, dando-o a todos os corações solitários e órfãos desta tua grande família aqui na terra. Que teu amor protetor de mãe, possa agora tirar a humanidade do reino da força bruta e levá-la a fundar a grande família humana, no poder do amor.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.