Estamos findando 2015 e caminhando para 2016 com fé que tudo será muito melhor. Som com muita esperança, vontade de viver e positivismo que vamos vencer este estado de crise.
É claro que estou falando das pessoas que já estão pensando no que vão fazer no próximo ano. Aquelas que já estão escrevendo suas metas, objetivos e sonhos com clareza e determinação. Pessoas que estão preparando suas listas dos sonhos, lista de ouro ou fazendo sua roda da fortuna com tudo aquilo que querem ter, conquistar e vivenciar no ano que se iniciará em breve.
Em geral, estas listas são formadas por grupos de desejos: os profissionais, os pessoais e os materiais. Podemos ter outros grupos, mas não iremos fugir muito de uma lista parecida com esta abaixo:
– Arrumar um namorado ou casar
– Mudar de emprego ou ser promovido
– Comprar sua casa própria ou mudar de carro
– Viajar para um lugar dos sonhos ou só viajar mais
– Ganhar mais dinheiro
– Fazer um curso específico ou uma faculdade
Com a lista pronta, agora é planejar como alcançar cada sonho e usufruir de cada conquista ou chegar ao final de 2016 chorando e frustrado porque não conquistou nada da lista que tanto almejou.
Por isso, vou te propor um exercício que faço com meus clientes de coaching holístico: elaborar a lista negra de 2016.
Nesta lista, você irá colocar tudo aquilo que traz um sentimento ruim, é um peso ou uma frustração que há muito tempo te acompanha. Confira um exemplo a seguir.
– Sofrer por causa de ex-namorado ou mulher
– Ter baixa autoestima
– Chegar todos os dias atrasado no trabalho
– Ficar reclamando de tudo
– Não fazer exercícios, comer bastante e engordar
– Gastar mais do que ganha e ficar sempre no vermelho
– Ser traído por amigos ou namorados
– Enrolar para fazer uma faculdade ou pós-graduação
Com a lista negra pronta você já sabe o que evitar ou o que vai trazer frustração em 2016. Na verdade, nesta lista negra estão os seus pontos fracos ou negativos, que podem fazer com que você não tenha sucesso nos seus objetivos e metas no próximo ano.
A lista negra é uma relação de pontos negativos e problemas que você tem que encarar e fazer as seguintes perguntas para tentar resolvê-las:
– Como vou resolver este ponto negativo?
– O que depende de mim para resolver?
– O que depende de terceiros?
– Preciso de orientação para resolver?
Quando você começar a encarar seus pontos fracos e buscar ajuda para enfrentá-los, irá sentir-se melhor e com toda a certeza irá conquistar seus sonhos. Para quem duvida, faça as seguintes ligações entre as listas:
– Como você pretende ter um namorado se não consegue esquecer seu ex?
– Como vai trocar de carro se não consegue controlar os gastos e está sempre com a conta no vermelho?
Enquanto você fica aí respondendo e buscando saídas, faça as listas e seja mais feliz em 2016.
Ótimo Ano Novo.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti? Orientação Pessoal, Feng Shui e Coaching Holístico? Entrar em contato com ele, clique aqui.
Siga nas Redes Sociais: https://www.facebook.com/franco.guizzetti.9