A Espada-de-São-Jorge vai muito além de ser uma belíssima decoração para seu lar. Na Umbanda e no Candomblé, ela é considerada uma planta de proteção, assim também sendo conhecida como espada de Ogum. Por isso, essa planta é usada como escudo contra as energias negativas, protegendo o local onde é colocada. A Espada-de-São-Jorge também é potente para purificar o ar do local em que fica, promovendo uma boa produção de oxigênio à noite. Manter a planta na porta de entrada da casa traz sorte e prosperidade para todo o lar.
Espada-de-São-Jorge: sorte e prosperidade
A Espada-de-São-Jorge carrega esse nome por simbolizar a arma usada pelo poderoso santo em sua batalha contra o dragão. Assim, essa planta carrega um grande valor de proteção e coragem. Além disso, a Espada-de-São-Jorge é um ótimo amuleto para atrair prosperidade ao seu lar, e cuidar das vibrações daqueles que sofrem com mentiras e fofocas. A planta afasta as energias negativas, encorajando quem acredita nela e ajudando a pessoa a dar a volta por cima.
Nas religiões de matriz africana, a Espada-de-São-Jorge é uma protetora por excelência, assim como o orixá Ogum. Essa planta é usada em banhos, amacis, rituais de bate-folha, no afaste de eguns e de energias negativas. Ela pode ser colocada em um caso para proteger todo o ambiente.
Espada-de-São-Jorge florescendo
Ao entardecer, a Espada-de-São-Jorge pode abrir flores como pétalas brancas ou esverdeadas. Essa flor possui um perfume adocicado e é através delas que as boas energias fluem.
Cultivando essa planta
A Espada de Ogum é uma planta de fácil cultivo, que se adapta tanto à sombra quanto ao sol. A planta se adaptou bem ao clima brasileiro, necessitando de poucas regas durante a semana. Basicamente, para saber como cuidar de uma Espada-de-São-Jorge, basta regar de uma a duas vezes por semana. E é por isso que ela pode ser usada em vários cômodos, atraindo sorte e prosperidade para todo o lar, além de servir como um escudo protetor para a casa.
O mais comum é que a Espada-de-São-Jorge seja colocada atrás da porta para impedir que a inveja entre na casa, ou dentro do quarto como forma para limpeza. A planta ajuda na redução de dores de cabeça, no relaxamento e diminuição de problemas respiratórios.