Você assistiu ao filme A Colina Escarlate? Se não viu, recomendo. Trata-se de um belo drama aonde a escritora Edith Cushing (Mia Wasikowska) se casa com o misterioso e sedutor Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston) e muda-se para uma remota mansão gótica. Lá vive Lady Lucille (Jessica Chastain), sua cunhada. A casa é assombrada e Edith decide investigar as aparições fantasmagóricas.
A mansão gótica do filme é assustadora, feia, sombria, fria e escura. Aliás, você já notou como a televisão e o cinema tem moradias e lares sinistros? Vamos lembrar de alguns deles.
Quem nunca se divertiu assistindo ao filme A Família Addams ou à série Os Monstros. Lembra como eram as casas das simpáticas famílias? Eram sinistras, mórbidas, chocantes e até assustadoras. No jardim da mansão dos Addams havia um cemitério abandonado, onde seus familiares estavam enterrados. Era uma forma de a família ficar mais unida. Na casa dos Monstros a mãe Lily espanava móveis a acabava espalhando sujeira e poeira, ao invés de limpá-la.
Se você gosta de ação, deve ter torcido para que o príncipe salvasse a princesa presa em O Castelo Assombrado. O local era aterrorizante, cheio de armadilhas mortais, e com um "bichinho de estimação” simpático e faminto: um dragão de duas ou três cabeças.
Quem curte super-heróis e tem mais de 25 anos deve ter acompanhado as aventuras do He-Man para derrotar o Esqueleto, seu inimigo que ficava arquitetando planos malignos em um castelo negro e úmido em forma de caveira.
A mãe do assassino do filme Psicose (1960) morava em uma casa horripilante. Há outros personagens da indústria do entretenimento com castelos sombrios e nojentos: o Conde Drácula, o Frankenstein, a Madrasta da Bela Adormecida e o feiticeiro do filme Senhor dos Aneis.
Todas as histórias mostram as casas com características semelhantes. Em geral os ambientes são escuros e com pouca iluminação, sujos, mal cuidados, têm predominância de cores escuras como marrom, preto ou cinza, além de provocarem uma sensação de medo, suspeita e desconfiança.
Para representar o mal, criam-se locais escuros, às vezes sujos. Você lembra do cenário do império galáctico de Star Wars ou do interior das naves da série Stargate Atlantis? Eram sombrias, assustadoras e malignas: o lado negro não poderia se representado de outra forma.
Voltando à vida real, raramente encontraremos locais aterrorizantes para viver ou trabalhar na vida real. Quem conseguiria permanecer em um ambiente sem iluminação e tomado de escuridão? Viver num ambiente sem iluminação é uma agressão à saúde física e mental.
Um ambiente sujos e escuros são locais negativos e de Energia Yin. E o que desejamos é luz, Energia Yang e vida! Para o Feng Shui, não é bom viver na escuridão.
Que a luz e a força estejam com sempre com você. Com uma bela casa limpa, clara, colorida e de alto astral!
Sobre Franco Guizetti
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Orientação Pessoal, Feng Shui, Terapia de Desbloqueio e Coaching Holístico? Valores dos trabalhos? Entre em contato com Franco Guizzetti.
Siga nas Redes Sociais: https://www.facebook.com/franco.guizzetti.9
Veja também