Já ouviu falar no compositor Paulo Vanzolini? Provavelmente não. Mas o Dr Paulo Vanzolini, especialista em répteis, autoridade em fauna, biogeografia amazônica, formado em medicina e doutorado em zoologia em Harvard, provavelmente já ouviu falar.
O Dr Vanzolini é também compositor. Como ele mesmo diz, “não um músico para valer”. Mas ele escreveu nos anos 50 e 60 verdadeiras pérolas da canção brasileira com Ronda, Volta por Cima e Na Boca da Noite.
Da música de dor de cotovelo Volta por Cima saiu uma frase de dor e superação que é repetida milhares de vezes por dia nas últimas décadas: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima".
Uma frase encorajadora para aqueles momentos que caímos ou fracassamos em algum momento da vida pessoal ou profissional.
Perder, fracassar, falir, ficar desempregado, ficar sem dinheiro, perder o rumo, ficar sem chão, perder um grande amor, levar um chute nos fundilhos ou ser traído não é a melhor experiência da vida para ninguém.
E todos nós estamos sujeitos a tormentas e grandes furacões nas rotas que resolvemos percorrer na vida pessoal, familiar e profissional.
Quanto mais empreendedor, arrojado e cheio de energia for uma pessoa, mais longe ela pode ir, e terá mais riscos de fracassos.
Quanto mais parada a pessoa for, ou viver uma vida morna ou sem novidades, mais riscos ela corre de desanimar com os frutos e falta de oportunidades, mas também correrá o risco de fracassar.
Não disse que temos que fracassar. Disse que corremos o risco de fracassar, cair e perder em qualquer situação de nossa vida e de qualquer forma que a vivermos. Faz parte de jogo de viver o ganhar e perder.
E muitas vezes o perder pode ser a abertura de espaço para algo novo em nossas vidas. A tal da oportunidade que sempre buscamos.
Se as chances de ocorrer um fracasso é o mesmo para quem arrisca mais, vive mais ou fica mais quieto, creio que é mais interessante arriscar mais no dia a dia.
Por que ficar preso às rotinas diárias? Por que sempre fazer as mesmas coisas? Mude a forma de viver a vida e saia da rotina. Isto não significa mudar a cor de cabelo ou jogar fora seu bom emprego ou acabar com seu relacionamento afeito.
Falo para mudar sua ótica, pensamentos e rotinas. Ouse mais e viva mais. A vida dará muitas oportunidades e com certeza bons frutos.
E seu eu cair ou fracassar? O que faço? Se você for um empreendedor, uma pessoa otimista, inteligente e corajosa, irá seguir ao pé da letra o trecho completo da música do Dr Vanzolini:
“Reconhece a queda
E não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima”
O problema não é cair, e sim levantar-se. E só cai quem arrisca.
Em outras palavras, uma porta se fecha à sua frente para que milhares de outras portas apareçam para você abrir.
Sucesso sempre.
icou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.