Rico de simbologia e significados, a imagem da Santa Ceia ou Última Ceia de Jesus sempre aparece na sala de jantar da maioria das residências cristãs no mundo. Na passagem bíblica, vemos Jesus diante a uma grande mesa com alimentos (pão e frutas) e vasilhas de bebidas, junto com os doze apóstolos.
E por que será que esta cena tão marcante fica ao lado da mesa de jantar de uma família? Para abençoá-la, irá dizer a maioria das pessoas. E está correta a resposta. A imagem de Jesus na casa é mesmo para abençoar os moradores e suas visitas.
Também é para abençoar os alimentos que estão sobre a mesa e que serão ingeridos pelas pessoas. A ideia é que nunca falte comida para a família. Ou melhor, que o imóvel seja abençoado com abundância e prosperidade, através do trabalho de cada pessoa e representado com alimentos sobre a mesa ou na cozinha.
A mesa da Santa Ceia é a de jantar de nossa casa, mesmo sendo um simples móvel, é um personagem importante na história de vida das pessoas e famílias. Quem não gostava de ir ou de lembrar quando frequentava a casa da madrinha ou avó no fim da tarde para tomar um lanche naquela mesa arruma com a toalha florida ou quadriculada, com sucos, bolos e um cheiro de café delicioso?
Quem preparava tudo era nossa avó, mas, quem nos recebia com fartura era a mesa que estava com sua melhor roupa, sua toalha do dia, perfumada por um vaso flores naturais. Esta mesma mesa é a que recebe amigos e familiares para uma pizza no sábado à noite ou almoço de fim de semana, onde todos conversam, riem e ficam horas batendo papo. A mesa é também responsável pela reunião destas pessoas.
É em volta dela que as amigas ou primas ficam reunidas “horas a fio” falando das aventuras de filhos e das novelas, enquanto tomam um café. Como é interessante notar como teoricamente um simples móvel tem uma rica história na vida das pessoas e tanta energia de fartura e união.
Crianças, jovens, adultos e os mais velhos da família adoram sentar em volta da mesa e jogar papo fora tomando um café ou um vinho e beliscando um bolo ou salgado. Uma mesa une gerações e até pessoas desconhecidas, que em pouco tempo já estão quase íntimas.
Quando uma pessoa vai morar sozinha, ela comprará o básico para viver em sua nova casa. Em geral um fogão, um colchão, uma ctv., computador, geladeira e uma mesa de jantar de seis lugares. Para que uma mesa de seis lugares se ira morar sozinha? Para lembrar da vida em família em volta do móvel e receber os amigos na nova residência.
Nota-se como uma mesa de jantar é fundamental nas festas, ceias e almoços. Quando preparamos a mesa para colocar os alimentos, antes de tudo colocamos a melhor toalha e a mais bonita. A toalha simboliza que os alimentos que iremos receber são abençoados. Que eles estão acima da vida mundana ou terrena e está mais próximo de Deus.
Os pratos sobre a toalha, muito mais que higiene e limpeza, simboliza elevação de um padrão de energia que temos a nossa disposição e das pessoas que estão em volta da mesa para receber as bençãos dos alimentos.
Pense um pouco mais sobre a importância de uma mesa de jantar em sua casa. Verifique se você e sua família andam fazendo uma ou mais refeições semanais em volta dela ou se cada morador vai comer no seu quarto, vendo sua TV e vivendo seu mundo. Repense como anda a união de todos. A mesa de jantar está ali no canto, pronta para servir de ponto de encontro entre você e pessoas tão queridas.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti? Orientação Pessoal, Feng Shui e Coaching Holístico? Entre em contato clique aqui.
Siga nas Redes Sociais: https://www.facebook.com/franco.guizzetti.9