Quem não tem um problema na vida? Todos irão dizer que tem algum em sua vida pessoal ou profissional. Grande ou pequeno, cada um tem um problema ou mais na vida que deve ser encarado e resolvido.
A palavra "problema" tem dois significados. Um significado é o que aprendemos na escola e até resolvemos em provas. É o problema matemático que será solucionado por alguém. É um aprendizado necessário para aprender a usar a lógica e descobrir o resultado.
Outro significado para problema é quando nos deparamos com uma dificuldade na obtenção de um objetivo ou resultado na nossa vida. São nossos problemas comuns diários ou os mais complexos que levam tempo para resolver.
Problema existe e pronto. Não há como evitar. Mas daápara amenizar seus efeitos. Eu sempre digo a meus clientes de coaching holístico que cada problema deve ser encarado como desafios que temos que resolver e superar.
Ter desafios é mais "heroico" que dizer que temos problemas. Mas não se engane. Problema e desafio são obstáculos que temos que vencer.
Veja por exemplo o épico grego Os 12 Trabalhos de Hércules. Filho de Júpiter e Alcmena, Hércules, que era um semideus, sofreu desde o seu nascimento as perseguições de Juno, esposa de Júpiter, por causa dos ciúmes que este provocava com seus romances com mulheres mortais. Em uma ocasião, ela enviou duas serpentes para matá-lo, quando ainda estava no berço, mas Hércules as matou com as próprias mãos.
Como não conseguiu matá-lo, Juno fez com que Hércules ficasse sob as ordens de Euristeus e obrigado a obedecê-lo em tudo. Euristeus fez com que ele executasse façanhas perigosas e que ficaram conhecidas como Os Doze Trabalhos de Hércules. Tais trabalhos não poderiam ser executados por pessoas comuns, meros mortais. Hércules enfrentou cada trabalho ou desafio e venceu todos.
Assim como Hércules enfrentou e venceu cada trabalho, problema ou desafio, cada pessoa deve enfrentar seu desafio ou problema com suas armas e coragem. No final também vencerá.
O problema é que certas pessoas não conseguem enfrentar ou não querem se livrar de “certos desafios” que se tornam um fardo.
Há pessoas que gostam tanto de certos problemas que aparecem na vida que não vivem mais sem eles. São dependentes destes problemas. Se resolver este problema, não terão mais nada do que reclamar. Se o problema for resolvido suas vidas ficarão sem graça, vazias.
Ou seja, há pessoas que adoram viver sofrendo por causa de problemas que têm na vida. São as vítimas da vez. Querem que todos tenham pena delas. E também é uma ótima desculpa para dizer a todos o por quê de não conseguirem vencer.
Seus problemas são o centro de suas vidas. Resolvê-los, nem pensar. Aí a vida lhes dá oportunidades para serem felizes ou vencerem, mas os problemas não permitem que elas vivam plenamente.
Resultado? Reclamam que a vida é má e que têm tantos problemas (que elas cultivam) que nada dá certo. Que nada de novo acontece de bom.
Bem, como eu não posso chamar o Hércules para dar uma bronca em cada uma destas pessoas chatas e vítimas, só posso dar um conselho: liberte-se dos problemas. Dê seu grito de liberdade. Se não fizer isto, vai ficar pelo meio do caminho da vida chorando pelos problemas que tem. E pior: vai chorar sozinho porque ninguém é obrigado a parar com você.
Liberte-se de seus problemas e resolva cada um já.
Vá ser feliz e vencer.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.