Em um artigo recente, comentei sobre a importância de definir as metas pessoais e profissionais para nossas vidas, além de apontar que não há meta mais ou menos importante, todas são relevantes dependendo do momento. Ou seja, é preciso ter todas as metas bem claras e trabalhar para concretiza-las. Desta vez, quero falar do tempo que queremos ou estipulamos para concretizar um objetivo.
Uma meta, objetivo ou sonho passa por quatro etapas:
1- Estabelecer a meta que deseja com clareza. É importante saber o que deseja com detalhes. Quer viajar? Para onde? Que fazer um curso? Qual? Quer comprar uma residência? Com quantos cômodos?
2- Plano de ação para alcançar sua meta. É preciso ter um plano de voo para saber de onde sair, qual caminho seguir e como agir para alcançar o que deseja.
3- Agir. Colocar em execução o plano de ação ou voo.
4- Tempo. Daqui a quanto tempo ou em que data você quer concretizar a meta? Estipular o tempo para alcançar um objetivo é muito importante, pois temos um período estipulado para cumprir nosso plano de ação.
Se você tem um sonho definido, mas não pretende realiza-lo agora, então não é precido definir um tempo para concretiza-lo e nem gastar energia com isso. Mas, se ao contrário, você deseja alcançar esse objetivo imediatamente, é preciso se planejar para plantar seu futuro.
Deixar para “um amanha qualquer”, sem data definida, é deixar de realizar um sonho. Esse é o segredo para não adiar que os sonhos se realizem.
Faça uma lista de metas e objetivos profissionais e pessoais que tem em mente. Ao lado deles, coloque uma data de concretização. Com esta lista pronta, examine criteriosamente quais são prioridades e se as datas são viáveis. Com a lista enxuta, execute os planos de voo.
Quem faz o momento presente é você. Quem escreve o futuro é você. Você é o autor do roteiro da sua vida. Você é o ator principal. Logo, não enrole. Não jogue tempo fora. Viva o agora.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.