Você no inicio do ano pega uma folha de papel em branco e escreve no topo da folha: "objetivos e metas a conquistar em 2015". Aí você faz lista com metas pessoais e profissionais. Começa a planejar como executar, define o tempo para conquistar e os caminhos a seguir.
Pronto. Metas definidas e plano de ação nas mãos. Próximo passo é começar a executar e conquistar.
Só que como tudo na vida há desafios, problemas e encruzilhadas no caminho de conquistar seus objetivos e metas. O desafio ou obstáculo que aparece no seu caminho de sucesso pode ser grande ou pequeno. Mas existe, e o faz parar.
Aí vem a pergunta que é fundamental para você seguir ou não nas suas conquistas: "perante um obstáculo na sua vida você enfrenta, resolve e segue em frente, ou para? Você encara os obstáculos para saber como saná-lo, segue seus planos ou trava tudo e até desiste?". Que duvida cruel.
Dúvida nenhuma. Se você tem um plano de conquistas de metas é normal, no percurso da execução, aparecerem desafios, mudanças no cenário das conquistas, mudança de alguma regra e obstáculos calculados ou não que devem ser analisados pela pessoa para decidir o próximo passo.
Veja o exemplo de um plano de avião que vai de São Paulo para Roma, na Itália. O comandante planeja a rota, com velocidade certa, rumo correto e altura de voo seguro. Mas, se no meio do caminho aparecer uma tempestade em alto-mar, o comandante vai analisar o cenário, ver os riscos, fazer as correções, traçar uma rota segura e fará as mudanças para levar o avião a Roma em segurança. Faz parte. É de responsabilidade do comandante fazer as mudanças com segurança para alcançar seu objetivo: chegar a Roma.
Imagine se o comandante parasse diante da tempestade? O avião com certeza cairia em alto-mar. Seria um desastre só.
O mesmo vale para você que é comandante de seu avião, que é sua vida, e metas a conquistar. Você tem uma rota e um destino a chegar. Só vai chegar aonde deseja se decolar seu avião. Só vai chegar ao destino final chamado sucesso e conquista de um sonho ou meta, se levar seu avião com segurança e persistência até o final. Pode haver correção de rotas pois vai aparecer uma ou outra tempestade. Mas tem que seguir em frente sem medo. Não ouse recuar. Tem que enfrentar.
Para aqueles que não conseguem enfrentar turbulência e desafios da vida ou do dia a dia, sugiro confiar mais em você e desenvolver mais sua resiliência. Você nem sabe o que é ser resiliente? Vamos explicar então.
Uma pessoa resiliente é aquela que perante as adversidades da vida não se deixa intimidar, não se deixa derrotar. Não desite. Quantas vezes já ouvimos a frase “envergo, mas não quebro”? Através do enfrentamento e do entendimento, a pessoa busca novos caminhos, pois tira de todas as situações um aprendizado positivo para a vida. Aceita as mudanças que ocorrem, de forma realista, utilizando as ferramentas internas, sem perder a confiança em si própria e buscando sempre o aprimoramento de suas atitudes e pensamentos.
Percebo a resiliência como uma competência que o indivíduo pode ter ou desenvolver. Para isso, algumas características devem estar presentes: otimismo, empatia, flexibilidade, controle emocional, desapego, autoconfiança e proatividade.
Logo recomendo que cada um pense mais sobre sua competência chamada resiliência para enfrentar dos desafios da vida e vencer.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui .