Por que será que o ser humano não confia em si? Por que precisamos pedir aprovação dos outros para que nossa vida dê certo? Por que nossa vida só vai dar certo depois que um guru ou pessoa poderosa dizer “sua vai da certo”? Por que precisamos do "amém” de alguém que não nos conhece para sermos felizes ou realizarmos uma meta ou conquista?
Não estou criticando quem consulta um profissional para orientar você na sua vida pessoal ou profissional. Está com dores? Você tem que consultar seu médico. Está com dúvidas em alguma matéria na escola? Você pode pedir ajuda a seus pais ou ao professor para entender melhor a matéria. Isto é normal.
O que me espanta é o numero de pessoas que querem vencer na vida ou realizar um sonho ou ser feliz, mas não fazem nada sem antes consultar seu "guru” ou pedir a opinião dos outros. Será que é tão difícil para uma pessoa escolher seu caminho para a felicidade ou para alcançar uma meta na vida?
O que leva uma pessoa a pedir a opinião dos outros em qualquer assunto da sua vida? Podemos ter muitas respostas: medo, indecisão, baixa autoestima, dependência ou falta de coragem de arriscar.
Seja qual for o motivo desta dificuldade de decidir sozinho nosso próximo passo na vida, estamos colocando em xeque nossa capacidade de vencer. Estamos dizendo ao Universo que não merecemos ganhar o que desejamos ou que somos fracos.
Em uma mente cheia de medos e indecisões, não há espaço para sonhos e para realizar suas metas. Estamos duvidando de nossa capacidade de realizar.
Não estou criticando quem está momentaneamente indeciso e precisa da opinião de uma terceira pessoa para decidir. Eu mesmo gosto de trocar opiniões com outras pessoas quando tenho dúvidas sobre um projeto ou um artigo que quero escrever. Escuto a opinião, agradeço o aprendizado. Mas quem decide sou eu.
Sou crítico com pessoas que dizem que querem muito mudar, crescer na vida, subir na profissão, ganhar mais, ser mais feliz etc., mas só dão o próximo passo após o marido, pai, mulher ou guru aprovar. Ou pior, fazem o que a outra pessoa quer e não o que elas querem.
Deixa exemplificar. Atendi uma vez em meu trabalho de Coaching Holístico a Betânia, que era uma secretária executiva que estava infeliz com a carreira. E olha que ela tinha um bom emprego, mas estava desanimada com o trabalho que exercia há 10 anos. Quando perguntei o motivo do desânimo, ela respondeu bem objetiva: “não é a profissão que escolhi”. Era a profissão eu ela exercia porque a mãe dela a fez fazer o segundo grau técnico em secretaria e a faculdade de secretaria executiva, porque a mãe disse que era um ótimo emprego para uma mulher.
E a Betânia seguiu os conselhos da mãe e deixou de seguir a carreira que ela sempre quis: estilista de moda.
Hoje a Betânia era uma boa profissional, mas infeliz. Durante as sessões de Coaching ela decidiu fazer seus cursos na área de moda e preparar-se para num futuro mudar de profissão. Ela vai usar o serviço de secretaria executiva para pagar seus cursos.
Após ela começar seus cursos, ela resolveu tentar uma vaga de secretaria em uma empresa de confecção ou área de moda. Ela decidiu que seria mais fácil para ela já estar no mundo da moda. Uma boa ideia.
Não, não foi o Coaching que disse o que ela tinha que fazer. O Coaching a fez pensar no que fazer e ela decidiu.
E ninguém precisa de ninguém para decidir nada. Basta saber o que deseja, como realizar e seguir em frente com seus planos até alcançar as vitórias.
Nunca duvide de você, da sua capacidade em realizar e do seu merecimento em conquistar.
Lembre-se sempre que o “Universo conspira a seu favor”. Mas ela deseja que você primeiro decida o que quer por você.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.