Feng Shui: pintar um ambiente com cores berrantes e escuras faz mal

13 fev 2014 - 07h30
<p>O Quarto do Líder do BBB 14 peca pelo excesso de vermelho</p>
O Quarto do Líder do BBB 14 peca pelo excesso de vermelho
Foto: Alex Carvalho/Globo / Divulgação

Há uma máxima na área de decoração que diz que “gosto não se discute”. Cada pessoa “pinta e borda” em cada ambiente da sua casa conforme seu estilo e desejo. Se gostar do resultado e se sentir bem, terá uma casa com bom astral para os moradores. 

Como profissional de Feng Shui, nunca opino sobre a decoração da casa. Mas com certeza vou opinar e mostrar os problemas de energia que podem estar no ambiente e na decoração.

Publicidade

Um grande problema que pode haver em uma residência é o excesso de certas cores nos ambientes. Estas cores podem aparecer na pintura da parede ou em papel de parede em conjunto com acessórios ou móveis. 

Quando falo excesso de uma cor, é excesso mesmo. Quer um exemplo? É só ver Quarto do Líder do BBB 14. É todo vermelho do chão ao teto, na decoração e roupa de cama. É um quarto literalmente “chocante” para visão em geral, e irritante de ficar neste ambiente por muitas horas. 

Temos que tomar muito cuidado com a escolha das cores que iremos ter num ambiente, pois o excesso em muitos casos pode “matar” a harmonia e paz do ambiente e das pessoas. 

Publicidade

Vamos falar primeiro das cores berrantes e chocantes. Aquelas que fazem mal aos olhos, nos deixam irritados e até nervosos. As cores berrantes são: amarelo ovo, laranja, verde cítrico, vermelho, bordô, roxo etc. Estas cores tiram nosso sono, o sossego, nos deixam inquietos, agitados, ansiosos, depressivos e até angustiados. Não são cores boas para ter em excesso na casa. 

O pior que já vi foi um quarto de criança e adolescente com estas cores. Ao invés de a criança ficar calma e dormir, irá chorar a noite toda ou ficar agitada. Os pais com certeza não conseguirão dormir mesmo. Aliás, não duvido que a casa toda tenha cores berrantes em todos os ambientes. Uma casa típica para deixar as pessoas estressadas. 

Há outro grupo de cores que são também perigosas quando aparecem em excesso nos ambientes. São as cores escuras, que deixam o ambiente muitas vezes sombrio, fechado demais, pequeno e escuro. A lista de cores escuras é grande. As mais comuns são o preto, grafite, azul petróleo, cinza escuro, verde musgo, berinjela, terracota, marrom etc. Estas cores a princípio até têm um ar de acolhimento. Mas com o passar do tempo, as pessoas vão ficando acanhadas e tristes num ambiente com cores escuras. Falta uma cor mais alegre ou que faça um contraste, o que faz com que as pessoas fiquem mais quietas, solitárias, sintam um vazio, um peso sobre os ombros, e não têm animo para fazerem nada. 

Lembro-me de um caso que atendi uma vez, em que a cliente iria pintar a sala de estar e jantar de verde musgo. Os ambientes ficariam muito escuros e tristes. E para piorar, a cliente tinha um quadro de tristeza. Ou seja, ela iria chegar em casa para relaxar e ficaria mais triste e mais solitária por causa desta cor escura na sala. É claro que sugeri a ela mudar a decoração, ou melhor, a pintura das salas. Pintamos uma parede da sala de jantar de verde musgo e as demais paredes num tom de verde bem claro. O humor dela agradeceu. 

Publicidade

Em resumo, muito cuidado com certas cores em excesso na sua casa ou trabalho. Elas podem alterar seu humor e emoções.

Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.

Fonte: Especial para Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se