Feng shui: saiba quais pilares da vida podem influenciar no sucesso

8 nov 2013 - 09h30
(atualizado às 09h30)
Foto: Getty Images

Você levanta um dia e toma uma decisão fundamental para sua vida: conquistar o que deseja. Ótimo. Então você começa a planejar o que quer, estabelece as metas e começa a executar o trabalho.

Mas lá pelas tantas o seu gás vai acabando e a motivação começa a pifar. Ou seja, seu desejo de conquistar e ter sucesso na vida não vai ocorrer tão cedo. O que pode fazer com que as pessoas fiquem sem gás ou desmotivadas? Talvez alguma área ou pilar da vida não esteja bem.

Publicidade

Se um pilar da sua vida não estiver bem, irá afetar os demais setores e até a sua autoestima. Mas como descobrir que é isto o que está prejudicando o sucesso? No coaching holístico há uma ferramenta chamada Roda da Vida que trás estes pilares, que são:

1. Financeiro: esta área se refere a seu ganho monetário, dinheiro advindo de seu trabalho, ganhos financeiros, aluguéis, etc. Como está o seu equilíbrio financeiro? O seu padrão de vida é compatível com os seus ganhos?

2. Pais e família: esta área se refere a sua família de origem e/ou a família que está construindo agora. Independentemente de eles estarem vivos ou não, como é (era) o seu relacionamento com os seus pais? Você conhece a história de vida deles? Como é a sua relação com os seus filhos?

3. Relacionamento afetivo: existe harmonia no seu relacionamento? Você considera as ideias e opiniões de seu companheiro mesmo sendo contrárias as suas? Qual a participação dele em sua vida? Vocês conversam e compartilham situações, sentimentos e emoções regularmente?

Publicidade

4. Saúde e disposição física: você costuma dormir profundamente? Sente que o seu sono foi restaurador? Pratica alguma atividade física? Como é seu grau de energia, vitalidade e motivação?

5. Vida social, lazer a atividade comunitária: esta seção é dividida em dois aspectos: vida social e atividade comunitária. O seu círculo de amigos te energiza e nutre? Você os encontra ou fala com eles regularmente? Você costuma ir ao cinema, teatro ou parques? Ou faz atividades externas que lhe dão prazer? Costuma viajar?

6. Carreira e trabalho: você está satisfeito com a sua atividade profissional? Se sente realizado? Tem perspectiva de progresso e desenvolvimento?

7. Intelectual: costuma usar parte de seu tempo de folga com atividades de auto aperfeiçoamento que podem lhe proporcionar uma vida pessoal e profissional melhor? Costuma frequentar seminários, cursos e atividades culturais? Mantêm-se atualizado em sua área profissional e de interesse?

8. Espiritual: você tem uma crença religiosa que serve de suporte ou acredita em uma sabedoria maior que rege a vida? Você se sente conectado a tudo e a todos? Você se considera um buscador ou uma pessoa espiritual ou religiosa? O quanto esta área tem nutrido a sua vida?

Publicidade

Em seguida, peço para o cliente dar uma nota para cada pilar que irá mostrar sua satisfação com a vida. Os pilares com notas mais baixas mostram a insatisfação com áreas da vida. E estas áreas são as que iremos trabalhar nas sessões coaching.

Uma pergunte que deve fazer sempre é: “como posso melhorar uma área da minha vida?”. Se não conseguir, busque ajuda e orientação.

Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.

Fonte: Especial para Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se