Como você age perante os obstáculos da vida? Será que você é resiliente?
O tema deste artigo é direcionado para todos os tipos de pessoas e suas atitudes perante as situações diversas da vida. Escrevo sobre pessoas que buscam crescer na vida, ou as que plantãm e trabalham para conquistar metas pessoais e profissionais ou as que só vivem a vida e nada fazem para melhorar ou progredir.
Seja qual for esta pessoa ela sempre vai encarar no seu dia a dia desafios, dificuldades, problemas, obstáculos ou encruzilhadas que ela terá que enfrentar e definir o que fazer.
E então? Parar e desistir perante o problema? Enfrentar e resolver? Ou fugir dos obstáculos? Qual seria melhor opção?
Enquanto você pensa na resposta, vou escrever sobre uma característica que muitas pessoas têm e nem sabem.
Estou falando de pessoas resilientes. Pessoas que perante situações difíceis, além de ficarem e enfrentarem os problemas, conseguem se beneficiar com eles, aprendendo, crescendo emocionalmente e ganhando experiência na vida.
O termo resiliência quer dizer – em seu significado original, na Física – o nível de resistência que um material pode sofrer frente às pressões sofridas e sua capacidade de retornar ao estado original sem a ocorrência de dano ou ruptura. A Psicologia pegou emprestada a palavra, criando o termo resiliência psicológica para indicar como as pessoas respondem às frustrações diárias, em todos os níveis, e sua capacidade de recuperação emocional. Falando de uma maneira bem direta, quando mais resiliente você for, mais fortemente estará preparado para lidar com as adversidades da vida.
Quando se trata do comportamento humano, a palavra significa a habilidade de lidar e superar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança. Ou seja, “dar a volta por cima”. A melhor definição da palavra seria o resultado de um processo de aprendizagens de vida. Portanto, você, assim como eu, está apto para desenvolvê-la.
Apesar de o termo ser usado há mais de 30 anos pela psicologia, a palavra ganhou força e popularidade depois do ataque terrorista ao World Trade Center, nos EUA, em setembro de 2001. Depois da tragédia, o governo do presidente George W. Bush distribuiu cartilhas às pessoas envolvidas com o acidente para ensiná-las e estimulá-las a retomar a vida normalmente, superando o trauma.
Como aprender a ser resiliente
Não se sabe se a pessoa nasce ou não resiliente. No entanto, todos podem aprender a ser mais resiliente com as dificuldades da vida e sair ganhando no final. Mas é preciso querer encarar os desafios.
A boa notícia é que essa capacidade pode ser aprendida em qualquer fase da vida. Além disso, resiliência não é uma característica que você possui ou não: há graus variados de como uma pessoa consegue lidar com o estresse Para se tornar uma pessoa resiliente, é preciso força de vontade e não ter medo de desafios. Mas há casos que a pessoa precisa trabalhar com um profissional. A terapia ou coaching podem ajudar a ter maior tolerância a mudanças, a definir objetivos de vida, a ser mais otimista, a respeitar seu próprio comportamento e a fortalecer sua estrutura emocional.
Lembre-se que uma pessoa resiliente já começa seus desafios na infância e adolescência enfrentado os desafios na vida e as escolhas, que irão refletir na vida adulta. E, quando adulto, a pessoa continuará seu treinamento para ser mais ainda resiliente.
Resiliência é muito mais que uma característica. É uma ferramenta para mudar a vida e crescer.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.