Existem dois termos muito usados nos estudos do Yoga: Karma e Dharma. Mas afinal, o que essas duas palavras significam e qual o impacto em nossas vidas? Em sânscrito, Karma significa ação. Ou seja, é a lei da ação e reação, do que fazemos e da maneira como reagimos às situações da vida. Tudo gera um karma, uma ação.
Apego e atitude
Em um trecho do poema épico Bhagavad Gita, podemos ver a seguinte tradução sobre karma: "Estabelecido no Yoga, faça as ações abandonando o apego [ao resultado] e mantenha a mesma atitude frente ao sucesso e ao fracasso, Arjuna. Essa atitude de equilíbrio da mente é Yoga."
Castigo?
Ao contrário do que muitos pensam, Karma não é castigo, mas sim uma oportunidade que Deus nos dá para que possamos aprender e corrigir os nossos erros e, através dessas experiências, adquirir sabedoria, caminhando rumo à evolução, que é a grande finalidade da nossa vinda a este planeta.
Numerologia Kármica
Kamila Zanon estuda o Karma através da Numerologia e explica como é possível, através do autoconhecimento, trabalhar nossas escolhas e desafios. "A Numerologia Cármica, ou Kármica, é um estudo que interpreta qual foi o acordo feito antes do nosso nascimento que está registrado através dos números contidos na nossa data de nascimento e nas letras do nosso nome, revelando todos os karmas de nossas vidas passadas que vão influenciar na nossa personalidade, nas nossas escolhas, nos nossos desafios e que determina qual a nossa verdadeira missão de vida e nosso darma nesta encarnação", explica a especialista.
Dharma
Já o Dharma se trata do princípio moral e ético do universo. Aquilo que fazemos porque é o correto e precisa ser feito. De acordo com o Bhagavad Gita, Dharma é o caminho do dever, as leis do universo, que nos levam à realização. No sânscrito, Dharma representa qual o nosso papel na sociedade, ou seja, como devemos agir na nossa família, no nosso emprego, nos nossos relacionamentos etc. Com atitudes positivas perante nossos Karmas, fortalecemos o nosso Dharma, que é nosso ponto de equilíbrio para vivermos em paz.
Sete princípios fundamentais
Um texto Hindu chamado Dharmashastra descreve sete princípios fundamentais do Dharma. Faça o exercício de autoconhecimento, escrevendo como está cada um desses princípios em sua rotina: Verdade; Não-violência; Não-roubo; Fidelidade; Honestidade; Autocontrole; Contentamento.