Nesse final de semana o grandioso centro do nosso sistema, iniciará sua passagem pela constelação de aquário e logo no início dessa caminhada encontrará com Plutão, durante as últimas semanas de janeiro. E aqui eu trago não só o significado desse encontro astrológico que certamente indicará transformações profundas, como também as dicas do tarot para você aproveitar essa temporada aquariana.
Temporada aquariana: a serpentina da revolução
Com suas características de fluidez e dinamismo, o signo de aquário nos impulsiona a abraçar a perseverança bem como a constância em nossos projetos e desejos de crescimento. Não à toa, é tradicionalmente regido por Saturno, símbolo da determinação. A vibração representada pelo signo de aquário é totalmente progressista, com seu jeito único de encarar e enxergar a vida, tem muito a contribuir e compartilhar para a evolução tanto pessoal quanto social. Carrega em si a serpentina da revolução, tal como disse Oswaldo Montenegro em sua homenagem aos filhos de Aquário.
No tarot a representação desse signo é feita pelo arcano 17, A Estrela. Aliás, tanto o nome como o número, têm como proposta romper com o passado, por meio de um despertar. Mas quando usado por quem não busca se compreender primeiro, pode ser devastador. Muito recentemente tivemos exemplos coletivos e significativos, sobre o uso equivocado da vibração deste número.
É por isso que em sua ilustração, esse arcano de encontra totalmente despido dos atributos materiais, como as roupas, sapatos, faixas e tudo o que indica a carga egóica dos seus desejos conquistados. Esse processo de se despir para encontrar sua verdadeira natureza, o brilho da própria, já foi realizado com o arcano anterior de número 16, A Torre.
Nós ainda somos os mesmos e vivemos?
Não encontraria trecho melhor do que o dessa música, eternizada pela cantora Elis Regina, para detalhar ainda mais essa dica do tarot e também a interpretação dessa mensagem astrológica para as próximas semanas. E quem melhor que Plutão para representar o arcano maior A Torre? Cheio de controvérsias sobre não ser mais um planeta do nosso sistema. Que carrega como nome a homenagem ao deus romano do submundo, que mostra aquilo que não queremos enxergar em nós mesmos, nem mesmo aprimorar. Tudo o que reprimimos e rejeitamos conscientemente é jogado para o nosso inconsciente, uma vez visto, impossível deixar de ver. Sabemos que existe e já faz morada em algum lugar dentro de nós, no fim ele pode ser um monstro ou um parceiro para acharmos o nosso bem mais precioso, a estrela, o brilho da nossa alma.
As principais dicas do tarot para a Temporada Aquariana
A temporada aquariana chegará com tudo, pedindo de nós uma revolução íntima e a consciência de que não dá mais para continuar como estamos. Nos dizendo que é hora de compreendermos a nossa alma e nos esforçar para nos colocar em harmonia com nossas próprias capacidades que podem ser usadas a favor do todo, para que nossas ações beneficiam não somente a nós, mas essa grande obra coletiva.
Alguns desafios pessoais que podemos enfrentar durante essa temporada, são oscilações frequentes que nos levam a temer instabilidades ou até mesmo a definição clara de tudo o que já temos nos questionado nestes últimos dias. Já de modo coletivo podemos presenciar oscilações tecnológicas, como bugs em sistemas importantes para o nosso social, além de abalos sísmicos do solo, terremotos e erupções. Mas também novidades incríveis envolvendo o setor financeiro e descobertas e novos horizontes para o setor de saúde pública, principalmente relacionados aos temas tabus da sociedade que boa parte ainda insiste em querer esconder, minimizar e excluir.