Quer se dar bem na vida? Vença o complexo de inferioridade

11 ago 2016 - 14h17
(atualizado às 14h21)

Como querer vencer na vida, almejar voos mais altos na carreira ou querer amar alguém ou a vida, se não conseguimos nem olhar para nossa imagem no espelho todos os dias?

Como falar que vou conseguir algo, se não tenho forças para pensar sobre ou lutar por algo que quero? Como ser promovido ou conseguir um emprego melhor, se nossa luz interior esta apagada e o brilho nem mais dá uma faísca de sinal de vida? De onde vem tanta falta de fôlego ou brilho? De nosso complexo de inferioridade e baixa autoestima.

Publicidade
Aceitar a vida como ela é, ser positivo e mandar para bem longe o complexo de inferioridade já é um grande passo para se dar bem na vida
Aceitar a vida como ela é, ser positivo e mandar para bem longe o complexo de inferioridade já é um grande passo para se dar bem na vida
Foto: Sjale / iStock

Complexo de inferioridade, falta de amor próprio e autoestima baixa é o que mais encontro em meus atedimentos.

O complexo de inferioridade é um empecilho, uma trava na vida das pessoas para o desenvolvimento das potencialidades do homem. Sentindo-se inferior, não consegue grandes êxitos na vida, em qualquer área. É preciso eliminar o complexo de inferioridade, deixando de se sentir inferior. Na verdade, todo homem é filho de Deus, portanto, não existe pessoa inferior em nenhuma parte do Universo.

O caminho para eliminar a inferioridade vai de reeducação mental, acreditar mais, terapia, ajuda espiritual e família.

Pesquisando na Internet, encontrei o texto abaixo sobre as sete chaves para vencer a inferioridade, que não localizei o autor:

Publicidade

1. Não tenha expectativas altas demais. Se você alimenta sonhos que estão além de suas possibilidades, é provável que se decepcione e se sinta imprestável quando pressentir o fracasso.

2. Faça suas próprias escolhas! O mundo está cheio de pessoas que tentam controlar a mente e a vida dos outros. Isso é errado e prejudicial. Procure assumir o controle de sua vida.

3. Compare-se com você mesmo. Esqueça as façanhas dos outros. Tente valorizar as suas conquistas, melhorando um pouco a cada dia. Lembre-se que os modelos não são perfeitos.

4. Orgulhe-se de suas pequenas realizações. É comum a pessoa com baixa estima minimizar seus feitos. Aprenda a receber elogios.

5. Elimine as críticas negativas. Se você é muito autocrítico, premie-se com uma trégua; se recebe muitas críticas dos outros, mude o que eventualmente esteja errado ou ignore-as.

Publicidade

6. Aceite a vida do jeito que ela é. Não fique sonhando com irrealidades, lamentando isso ou aquilo. Você pode até não gostar de sua vida, mas deve aceitá-la. Esse é o caminho para transformá-la no que gostaria que fosse.

7. Exerça o direito de crescer. Só não cresce, psicologicamente, quem está morto. Quanto mais maduro você for, menos sentimentos de inferioridade terá.

E do mestre Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho No Ie, encontrei esta linda oração para ajudar na missão de vencer o nossos complexos.

Para Eliminar o Complexo de Inferioridade - Seicho-No-Ie

Sendo filho de Deus,

sou excelente em todos os sentidos.

Publicidade

Na essência, sou dotado

de capacidade infinita,

de sabedoria infinita

e de amor infinito.

Portanto, nada me é impossível,

onde quer que eu esteja.

Minha essência está se manifestando

cada vez mais nitidamente

Publicidade

também no mundo concreto.

Mas, lembre-se que de nada adianta orações e terapia, se não acreditarmos em nossa vitórias. Se não acreditarmos em nós.

Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti? Orientação Pessoal, Feng Shui, PNL e Coaching Holístico? Valores? Entrar em contato com ele, clique aqui.

Siga nas Redes Sociais: https://www.facebook.com/franco.guizzetti.9       

Franco Guizzetti
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se